segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

MANCHAS DE SUOR NA ROUPA-Como Evitar!





















Não dá para negar que este verão promete ser mesmo muito quente. Uma das coisas que mais me incomoda neste período é sem dúvida a transpiração em excesso, que no meu caso se concentra nas mãos e nos pés. Estou pesquisando um tratamento inovador que ajuda a diminuir muito este problema sem a necessidade de cirurgia, qdo tiver todas as informações compartilho com vocês. Hoje vamos falar especificamente das manchas nas roupas (principalmente as brancas) que são atribuídas aos desodorantes antiperspirantes, mas que na verdade existem outros fatores que precisam ser levados em consideração também.
A grande dificuldade dos fabricantes de desodorante em minimizar os efeitos de seus produtos sobre os tecidos é o fato de que os componentes responsáveis pela diminuição da transpiração são justamente os mesmos que causam as manchas amareladas nas roupas brancas e manchas esbranquiçadas nas demais peças. Esses componentes são os sais de alumínio ou alumino-zircônio, além de íons de ferro. Retirando-os da fórmula dos desodorantes, estes deixariam de ser eficazes. Estes sais acabam penetrando na fibra do tecido, uma vez que são extremamente finos. Seu acúmulo nessas fibras é o que provoca as manchas.

OUTROS FATORES: 

* Outro agente causador das manchas nas axilas é o próprio suor humano. Apesar de ser transparente, a substância é bastante propícia ao aparecimento de bactérias e micróbios. Esses micro organismos se acumulam no local, reagindo também com a gordura corporal e eventualmente ocasionando as manchas amarelas. Alguns tecidos são mais propensos ao aparecimento de áreas manchadas. Em geral são os tecidos compostos de fibras naturais, como a seda, o cotton e a lycra, por exemplo.
Fatores emocionais como o estresse por exemplo, podem alterar os níveis hormonais e levar à formação de manchas devido a uma alteração nas características do suor. 

 DICAS IMPORTANTES:

1) A principal maneira de evitar a formação de manchas amareladas nas roupas é lavá-las logo após sua utilização. Essa técnica impede que o suor, misturado ao desodorante, fixe no tecido, o que facilita sua remoção.
2) Se o problema for em roupas brancas, antes de efetuar a lavagem aplique suco de limão sobre as partes afetadas. É fundamental que a peça esteja seca. Deixe agir por alguns minutos, lavando-as normalmente em seguida. Para deixar as roupas ainda mais brancas, misture água, sabão em pó e uma tampinha de álcool e deixe de molho por cerca de três horas. Em seguida, lave normalmente.
3) Se as manchas forem em roupas coloridas, o suco de limão também pode ser uma boa idéia, e sua ação pode ser potencializada misturando a ele um pouco de bicarbonato de sódio como poderão conferir no vídeo demonstrativo a seguir:


4) Atenção: Só passe as peças a ferro quando tiver certeza de que as manchas foram removidas, porque o ferro quente ajuda a fixar as manchas na fibra do tecido, tornando as manchas permanentes e danificando permanentemente as peças.

A vida é mesmo um eterno aprendizado, no meu caso gostaria de ter conhecido essas informações muuuuito antes, isso teria evitado muita chateação, pelo menos daqui para a frente vou saber como lidar com minhas peças depois de um dia quente de verão. E vocês conhecem alguma dica interessante que gostariam de compartilhar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário