domingo, 5 de janeiro de 2014

GUARDA-ROUPA-Como Organizar

Comecei o ano praticando a lei do desapego gente. Resolvi organizar meu closet, separando tudo aquilo que não tenho usado e que será doado. Uma boa arrumação do guarda roupa consiste em revisar, analisar e organizar o conteúdo do armário, e acredite isso pode até ser considerado uma terapia, pois o resultado final é bastante satisfatório. A primeira coisa que vamos fazer é tirar tudo o que está no armário sem dó e  limpar todo o guarda roupa com um pano ligeiramente úmido, vale muito pendurar saquinhos com sachês perfumados que além de deixarem um cheirinho bom ainda protege as roupas das traças. Feito isso vamos fazer 3 pilhas: As roupas que você usa uma vez no ano (roupas de festas e praia por ex) As roupas que não usa a mais de 1 ano e o Restante.
Roupas que usa eventualmente: Verifique se ainda irá usar a peça, se ela ainda se encaixa no seu estilo, se sim vai voltar para o armário, se não vai para a pilha das roupas que não usa a mais de 1 ano.
Roupas que não tiver utilizado em 1 ano: Veja se a peça pode ser considerada vintage (de outra época porém com qualidade) qdo combinadas com peças recentes ficam bem interessantes e vale a pena manter. Agora se estiverem gastas, desbotadas por exemplo é hora de descartá-las, pense em doar se achar que estão apropriadas e ao fazer isso tenha sempre em mente que no guarda roupa a fila também anda.
Roupas que vão ficar: Antes de voltar as peças para o guarda roupa verifique se estão em bom estado, sem manchas, com todos os botões etc, caso precisem de lavagem ou reparos deixe-as separadas e providencie o necessário para que elas fiquem em ordem.
                       Comece separando as peças por cores, lembrando que nesta hora você deverá saber quais as cores que ficam melhor em vocês, para que esteja sempre radiante e iluminada. Decidido o que vai ficar, experimente as peças e olhando no espelho descubra porque é uma das suas peças favoritas, se é a modelagem ou a cor que te favorece, tente fazer combinações para ver com quantas outras peças você poderá usar e caso não consiga combinar com nada (meio difícil), qual peças deverá investir numa próxima compra para aproveitar a que já tem. Ao fazer isso tenha certeza você descobrirá dentro de seu guarda roupa, looks interessantes que nem imaginava que poderia ter, e concluirá que tem um guarda roupa bem funcional e completo ao seu alcance, não serão mais apenas peças soltas sem coordenação.
                Ao voltar as peças para o armário, organize-as  por cor (da mais clara a mais escura) toda vez que for se vestir você se sentirá pegando roupas das araras das lojas, não tem coisa melhor. Outro detalhe procure renovar seus cabides, nada daqueles de arame que além de feios deformam as roupas, uma dica que vale a pena é adaptar aquele cone de papelão que vem no papel toalha ao cabide para pendurar calças, saias, vestidos, pois não marca a roupa e ela se mantém sempre bem passada, eu uso e gosto muito.
Abaixo deixo 10 dicas que considero essencial para se ter um guarda roupa ideal:

1a. Guarda roupa não é estoque - tenha somente as peças que te favorecem.

2a. Organize-o de uma maneira em que possa ver tudo o que tem, se você não vê não se lembra que tem e consequentemente não usa.

3a. Compre aquilo que você precisa e não aquilo que você quer.

4a. Tenha peças básicas e atemporais que poderá usar por muito tempo e em várias situações (esta é a base de uma guarda roupa profissional)

5a. Invista em peças que poderá usar tanto de dia como de noite.

6a. Faça uso de acessórios pois são muito versáteis, eles podem mudar completamente o look. (bijus, cintos, bolsas e sapatos)

7a. Pense em qualidade e não quantidade.

8a. Não invista em peças só porque são tendência de moda, elas são passageiras e cansam rápido, procure comprar coisas que tem haver com seu Estilo e que ao combinar com o que já tem possa trazer sempre frescor e deixar seu seu armário sempre atual.

9a. Cuide das suas roupas e acessórios e você os terá por muito tempo.

10a. Roupa que vale a pena comprar é aquela que você usará muitas vezes, ou seja o guarda roupa dos sonhos não é aquele abarrotado de coisas que você nem se lembra que tem e sim aquele compacto, organizado e funcional.

Essas são as dicas que tenho posto em prática já a algum tempo com sucesso. Caso vc conheça alguma outra que considere interessante mencionar, fique a vontade para partilhar conosco ok.

BOM TRABALHO E BOA SEMANA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário