quinta-feira, 8 de agosto de 2013

MANCHAS NAS ROUPAS-Como Remover!

A tempos que venho querendo falar no assunto, visto que já tive algumas peças minhas manchadas e infelizmente em algumas delas por não saber como proceder, acabei danificando-as permanentemente. Depois de várias pesquisas, acabei criando um manual com as principais manchas (em ordem alfabética) e como removê-las mais facilmente, conforme poderão conferir a seguir:

***  Aprendi que o sal ajuda a tirar a maioria das manchas. Na dúvida, antes de usar qualquer produto para remover as manchas das roupas, passe um pouco de sal para facilitar a retirada ***

Batom: Esfregue um pouco de álcool no tecido manchado antes de lavar.
Bebidas Alcoólicas: Na maioria das vezes, essas manchas saem com éter. Após isso, enxágue com água.
Café: Aplique glicerina e lave a peça com água morna.
Caneta esferográfica: Esfregue a roupa ligeiramente com uma mistura de leite e vinagre e repita o processo várias vezes, depois lave normalmente.
Carvão: Esfregue um pedaço de miolo de pão fresco.
Coca-cola: Lave a peça com  com água fria, pois a água morna fixa a mancha.
Ferro de passar: O ferro muito quente deixa uma marca amarelada no tecido. Passe água oxigenada sobre a mancha e lave em seguida com água.
Ferrugem: Coloque sal sobre o tecido manchado, pingue algumas gotas de limão, deixe secar sob o sol e depois lave.
Frutas: Coloque leite fervente sobre a mancha e deixe até o dia seguinte. Depois lave.
Gordura: Coloque um papel absorvente embaixo da mancha e passe com ferro bem quente, ou utilize talco.
Graxa: A margarina vegetal ajuda a tirar as manchas de graxas. Coloque um pouco sobre a mancha, deixe por alguns minutos, depois lave normalmente com água e sabão.
Máquina de lavar: Se você colocou uma roupa escura na máquina e esta manchou outra roupa. Não a deixe secar com a mancha. Coloque-a em água com um pouco de sabão em pó, numa panela e dê uma fervida rápida.
Mofo: Ferva a peça em uma solução de água e bicarbonato de sódio, na proporção de 4 colheres de chá por litro de água.
Ovo: Lave com água fria, não use água quente, pois fixa ainda mais a mancha. Antes de lavar, use uma pasta de sal (sal com gotinhas de água) sobre a mancha.
Tinta a óleo: Manchas de tinta a óleo saem com solvente ou aguarrás, gasolina ou benzina.

OBS: Como perceberam, em vários casos são usados produtos específicos como água oxinenada, margarina vegetal, bicarbonato de sódio entre outros, o importante é que se tenha em mente que determinados produtos só servem mesmo para alguns tipos de manchas e qdo utilizados de maneira errada podem manchar e danificiar ainda maios o tecido, então preste atenção nas dicas a seguir:

DICAS IMPORTANTES:

Acetona: Para retirar manchas de esmalte (não pode ser usada em plásticos).
Água oxigenada:  Para retirar manchas de sangue. Use a de 20 volumes e para uma parte de água oxigenada, coloque nove partes de água para aplicar na mancha antes de lavá-la.
Álcool: Para retirar manchas de tinta de caneta esferográfica e de grama.
Bórax: Para retirar manchas ácidas como vinho, frutas e café.
Leite: Para retirar manchas de vinho tinto em tecidos. Coloque a peça manchada em uma vasilha com leite. Ferva a peça no leite e deixe de molho até a mancha sumir.
Magnésia:  Para retirar manchas de gordura em tecidos de seda. Esfregue magnésia e exponha ao calor do fogo (cuidado para não queimar o tecido).
Talco: Para retirar manchas provocadas por gordura. Deixe o talco por 12 horas sobre a mancha e depois escove. Na maioria dos casos a mancha sai. Se isto não ocorrer, coloque mais talco, um mata-borrão e passe o ferro, bem em cima do mata-borrão. Se você não tiver talco, espalhe sal fino.
Vaselina: Para retirar manchas de batom. Passe um pouco de vaselina sobre a mancha e depois lave com água morna e sabão. Se não estiver em uma área lavável, passe um pouco de vaselina, e limpe delicadamente com um algodão embebido em tetracloreto de carbono.
Vinagre branco:  Para remover manchas de suor e manchas causadas por xixi de animais de estimação, além de ajudar a combater os fortes odores. Para retirar as marcas de transpiração deixe a roupa de molho em água morna com vinagre branco.

Fonte de Matéria:www.organizesuavida.com.br 

A algum tempo atrás fiz uma matéria específica sobre como evitar manchas causados pelo suor que você pode conferir clicando AQUI. 
Se tiver alguma dica interessante que não mencionei aqui, não deixe de compartilhar ok.



2 comentários:

  1. Òtimas dicas.
    Nada mais chato que manchar uma peça que gostamos.
    Andréia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manchar roupas nunca mais Andréia rsrsr abraço!

      Excluir