quarta-feira, 5 de junho de 2013

DICIONÁRIO FASHION!


Frequentemente, a mídia especializada em moda utiliza termos específicos para se referir ou classificar as coisas que fazem parte do meio fashion - estilos, produtos, cores, modo de usar peças etc, e esses termos que muitas vezes são estrangeiros ou neologismos criados a partir de outras expressões, causam dúvida a respeito de seu significado e dificultam a compreensão dos textos por uma parcela dos leitores comuns de revistas, jornais e blogs que falam de assuntos relacionados à moda. Sendo assim senti a necessidade de fazer um tutorial onde ensino o significado das principais expressões ouvidas nesse meio, para que possam entender e compreender todas as matérias que venham a ler sobre moda e estilo, seja aqui no blog ou em qualquer outro lugar.

1. Ankle Boot – Bota com cano até o tornozelo.

2. Babouches ou Clog – São os sapatos com salto ou plataforma de madeira.

3. Bodouir – Tendência de usar peças que parecem ou lembram uma lingerie.

4. Boho – É o resultado de uma mistura dos estilos hippie, étnico, folk e vintage. Suas peças principais são: vestidos e saias longas, modelagens mais largas e confortáveis e bota cowboy.

5. Boyish - Diga: bóiish - Em inglês, significa 'ameninado', ou seja, que tem elementos masculinos. Bons exemplos: coletes, gravatas, camisetas larguinhas, calça boyfriend etc. Use peças boyish com outras mais femininas.

6. Bomber ou jaqueta aviador – É uma jaqueta com recorte militar, feita de couro, com gola mais alta e forrada por lã.

7. Calça Cargo – Calça masculina originalmente larga, com bolsos laterais. Hoje, os modelos tipo skinny dela são sucesso! 
8. Candy Colors - Diga: quêndi cólors - Literalmente: 'cores de doces'. Imagine um pote cheio de jujubas ou balas de goma. Vê os diferentes tons correspondentes a cada sabor? Pois estas são as candy colors. Tons alegres, porém suaves, de rosa, verde, coral, azul, amarelo, etc. Una-os a cores claras, para um visual leve e bem verão.Acessórios de píton vão bem com roupas básicas ou coloridas – mas não estampadas.

9.  Casquete – Chapéu pequeno, que é preso por grampos ou fixo em uma tiara.

10.  Chemisier – Camisa masculina comprida, o chamado "vestido camisa".

11Clutch – Bolsa ou carteira de mão, geralmente feita de materiais duros.

12. Cocktail Dress - Diga: côctel dres - Moda nos anos 50, o vestido coquetel é aquele modelo na altura dos joelhos (um pouco acima ou abaixo, dependendo do comprimento das suas pernas), de tecido mais refinado. Pode ser usado em festas de manhã ou à tarde, jantares e, claro, coquetéis!

13. Color Blocking – Tendência que mistura cores vivas e vibrantes em um mesmo look.

14. Cropped - Diga: cróped - Na fotografia, o termo inglês diz respeito ao ato de cortar uma imagem ou diminuí-la. Na moda, virou sinônimo de top ou calça curta (cerca de 20 cm abaixo dos joelhos), como se alguém tivesse 'cortado' a peça. Baixinhas, atenção: esta moda achata a silhueta.
  
15.  Dockside – Sapato de couro, com sola de borracha e tiras laterais.

16. Dress Code - ou “código de se vestir”, se refere às regras de vestuário seguidas de acordo com a ocasião social.

17 Espadrilha – Sapatos com salto tipo anabela de corda.

18.  Étnico – Estilo com referências artísticas e culturais. Por exemplo: roupas que trazem referências indígenas, indianas e africanas; estampas tropicais, itens como penas.

19. Fast fashion É o termo que se refere à “moda rápida” ou pouco elaborada, geralmente produzida por lojas de departamento como H&M, Topshop ou as versões nacionais: C&A, Riachuelo, Renner…

20.  Flat – Sapatos baixos e confortáveis, como as sapatilhas.

21.  Girlie – Estilo romântico e superfeminino. Caracterizado por estampas florais, cores doces como rosa claro e cintura marcada.

22.  Habillé Vestuário elegante, sofisticado.

23.  Haute couture Essa pode ser traduzida de maneira literal, é a expressão francesa que significa alta costura.

24. Hi-lo Pra explicar o significado da expressão, peço licença para utilizar as palavras de nossa musa fashion Costanza Pascolato em seu livro, “Confidencial”: “(…) Sintetiza e junta as expressões inglesas highbrow, algo como uma pessoa que tem sólidos interesses intelectuais ou pretensa superioridade, e lowbrow, mais ou menos o contrário. (…) Na linguagem da roupa, hi-lo passou a ser o look feito com moda de origens opostas. A ideia, na verdade tem mais a ver com a origem do que com o custo. Com esse aparente vale-tudo se exercitam na roupa, vocabulários cheios de contradições da nossa época: funcionais e inúteis, maiorias e minorias, escândalo e rigor, maximalismo e minimalismo.”

25.  Hot Pants – Short suuuper curto e de cintura alta, resgatado dos anos 60.

26.  It – Pessoas que tem estilo e atitude e são admiradas por isso, ou peças e acessórios muito desejados naquele momento. (Exemplo: it girl e it bag)

27.  Jardineira – Macacão com alças finas e cavas bem baixas, que você tem que usar com uma camiseta ou top por baixo.

28Ladylike – Estilo superelegante e feminino, que, com traços vintage, abusa de laços e detalhes românticos.

29.  Liberty – É aquela estampa floral miudinha, bem delicada e feminina.

30.  Low Profile Há várias traduções para essa expressão, mas em geral no mundo fashion serve para se referir à uma pessoa que tem um estilo discreto.

31 Midi Boot – Bota com cano no meio da canela.

32Minimalismo – Estilo clean, com cores claras e neutras e recortes mais retos e simples. Essa é uma tendência onde menos é mais!

33Meia pata – É a plataforma que encontramos na parte da frente de sapatos de salto alto. 

34Meia 7/8 – Meia calça que termina na coxa, pouco acima do joelho.

35.  Motorcycle Boot - Bota com cano médio e boca mais larguinha, bico arredondado e fivelas.

36.  Must Have - Expressão que significa - Tem que ter!

37.  Navy – Estilo inspirado nas roupas de marinheiros, com bastante listras e que tem como principais cores o azul, branco e vermelho.

38.   Open Boot – É a mesma coisa que ankle boot, só que com recortes na frente e/ou atrás.

39.   Off-white – É um branco puxado para o tom mais pérola ou nude bem clarinho.

40.   Oxford – Sapato masculino, fechado e de amarrar, que foi adaptado ao armário feminino.

41.   Peep Toe – Sapato que tem uma pequena abertura na frente e deixa uma parte dos dedos a mostra.

42Pied de poule – Tipo de estampa xadrez que lembra um “pé de galinha”, como a própria tradução do nome diz.  

43.  Pile Up -   Utilizar acessórios em “Pile up”, quer dizer vários juntos. Como a moda de utilizar várias pulseiras no mesmo braço, vários anéis etc.

44Plissado – Efeito sanfonado dos tecidos de saias, vestidos e blusas.

45. Preppy – Estilo que lembra as roupas estilo colegial, marcado pelos cardigãs, saias plissadas, tiaras e meias-calças. Ganhou um toque pop ao apostar em cores fortes! 

46. Prêt - à - porter - São coleções e roupas produzidas em larga escala e vendidas nas lojas "prontas para vestir", ou seja, aquelas que não são feitas sob encomenda ou sob medida.

47Scarpins – É o clássico sapato feminino fechado e de salto alto.

48Seventies ou 70's – É a moda e estilo típico da década de 70, adaptado para os dias atuais.

49Spencer – Casacos ou terninhos de comprimento mais curto, acima do quadril. 

50. Spike - São aqueles espinhos ou tachas que vemos em acessórios muito usados pelos roqueiros dos anos 80 e que hoje estão presentes nos acessórios como colares, pulseiras e anéis e que podem ser usados em diversos looks.

51.  Sneakers – Tênis modernos, geralmente de cano alto e supercoloridos.
Street wear: é a moda que se observa nas ruas.

52.  Tartan – Tipo de estampa xadrez, típica do estilo grunge.

53.  Trench Coat - É um casaco originalmente desenhado para enfrentar a chuva, como se fosse uma capa. Hoje, ganhou status fashion e é usado até mesmo como vestido, já que fica na altura do joelho ou um pouco abaixo. 

54Trendsetter – é quando a pessoa é trendy, ou seja, quando ela lança tendências de moda e está sempre por dentro do mundo fashion.

55Tweed – É um tipo de tecido feito de lã, com diferentes fios formando uma mesma trama. Foi eternizado nos modelos da estilista Coco Chanel.

56.
Vintage ou retrô – Estilo ou peças com modelagens ou formas mais antigas. Atualmente, busca referências principalmente nas décadas de 50, 60 e 70.

57. Wrap – Casacos, vestidos ou blusas com pontas laterais, com as quais é feita uma amarração ("wrap", em inglês).

58. Wedge – É uma versão mais atual do salto anabela, ou seja, é um salto plataforma que aparece em botas, sandálias e sapatos. Pode ser em materiais como madeira, veludo e até couro.

OBS: Essas são apenas as mais usadas e conhecidas expressões, são tantas que se eu resolvesse mencionar todas vocês não teriam paciência e tempo para ler esta matéria. Se houver alguma expressão que queiram saber mais é só me perguntar ok.

2 comentários:

  1. Nossa Sol!!! Essa postagem é para repassar.
    Esses dias minha amiga referia-se a pelum como babadinho. Demos grandes risadas do vocabulário ultrapassado.Precisamos estar antenadas mesmo que a idade já venha nos alcançando rrrsss.
    Abraços
    Andréia

    ResponderExcluir
  2. Pois é Andréia, nossa vida é um aprendizado diário não é mesmo, precisamos estar sempre atualizadas, principalmente no mundo da moda que muda constantemente. bj

    ResponderExcluir