quarta-feira, 12 de junho de 2013

A FASCINAÇÃO PELO SALTO ALTO!
























Desde pequenas que temos verdadeira fascinação por eles, e qdo crescemos (nem tanto assim rsrs) eles passam a nos acompanhar nas ocasiões mais especiais de nossas vidas.
Importante dizer que essa loucura por saltos não é algo novo, essa obsessão tanto de mulheres como  tbm de homens (ironicamente o salto alto foi criação de um homem), pelo acessório existe desde o século 17, quando foi criado pelo rei da França Luís XV (1643-1715), que abusava do luxo, das perucas e dos sapatos de salto, Dizem as máslínguas (e os registros históricos) que Luís XIV não passava de 1,60 metro.
OBS: Alguns atribuem a criação a a Catarina de Médici. Filha de uma distinta família italiana de Florença, ela foi a Paris para se casar com o futuro Henry II da França. Por ser pequena, carregou na bagagem vários sapatos feitos por um artesão italiano com saltos que a deixava mais alta.

  

Como a França sempre foi lançadora de tendências, a moda se espalhou por toda a Europa e virou símbolo de status. Luís XV não só levou a fama, como também virou nome de um tipo de salto, largo na ponta e na base e afinado no meio. O salto era peça exclusiva do vestuário masculino e apenas na corte do Rei passou a ser utilizado por mulheres.


CURIOSIDADE: Na Itália, no século 18, os nobres, tanto homens quanto mulheres usavam plataformas de até 70cm, chamadas de chopines, e precisavam do auxílio de dois criados para manter o equilíbrio. Um dos visitantes notou que eles eram na verdade criação dos maridos que queriam dificultar relações conjugais ilícitas, ou seja já nesta época podemos ver as questões de dominação e submissão que está sendo associado com sapatos, muito parecido com os sapatos de lótus da China. Na verdade, concubinas chinesas e odaliscas turcas usavam sapatos altos, o que levou os estudiosos a especular se os saltos foram usados ​​não só por razões estéticas, mas também para impedir as mulheres de escapar do harém.
Na verdade existem muitas teorias sobre o salto alto, se quiserem se aprofundar mais, não deixem de consultar o link à seguir:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Salto-alto

Seja qual for a origem e o porque, a verdade é que não conseguimos mesmo mais viver sem eles, e temos que concordar com a diva Marilyn Monroe: “Não sei quem inventou o salto alto, mas todas as mulheres devem muito a esta pessoa.”

OBS: Ano passado fiz uma matéria super legal, onde mostrei os principais e mais comuns tipos de salto existentes, para conferir basta clicar AQUI

2 comentários:

  1. Amo suas postagens!Conhecimento também é necessário
    Andréia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por me prestigiar Andréia, fico muito feliz em saber que me acompanha e que gosta de minhas matérias, espero continuar agradando. bjs

      Excluir