quinta-feira, 23 de maio de 2013

BOTAS-Modelos e Dicas Importantes!


































Tenho que confessar que se pudesse usaria botas o ano inteiro, simplesmente Amoooooo! A pouco tempo vi uma entrevista da XuXa em que ela confessava que o modelo de sapato que mais gosta, e que mais se identifica também são as botas e que o seu acervo já chegou sem dúvida nenhuma à 2.000 pares. Também tenho várias, de vários modelos, todo ano acabo comprando 1 ou 2 ou 3 rsrsrsrsr, mas mesmo assim é só uma pequena fração da coleção de muitas meninas por aí. O fato é que elas são mesmo irresistíveis e tem pra todos os gostos e estilos, e se não morasse em uma região tão quente, com toda certeza usaria mesmo o ano todo.
O registro do surgimento dos primeiros modelos de botas, remonta a época dos Persas que viviam nas montanhas e viajavam muito a cavalo e neste caso, foi uma necessidade imposta pelo frio e pelo modo de vida, já hoje quase 5.000 anos depois, as botas por serem democráticas são usadas mais como acessórios para compor os mais diversos looks e estilos. A seguir vou falar um pouco dos principais modelos e como devem ser usados:



Montaria: Este tipo de bota é um clássico necessário no guarda-roupa feminino. A bota montaria é muito usada pelos praticantes de hipismo. Tem o cano alto, e o bico é arredondado. Costumam não ter salto, mas há algumas versões com salto. São extremamente confortáveis e, por serem até o joelho, calham de esquentar nossas pernas, são perfeitas para o inverno. Combine-a com calças skinny ou montaria, blusa mais soltinha e um cachecol.
 
Cowboy ou Texana: Essa é uma paixão para  mim, tenho várias e este modelo conseguiu fazer moda e virou até sonho de consumo no mundo fashion. Para não ficar muito caracterizada, no estilo velho-oeste mesmo, é só colocar alguma peça mais atual, pode ser uma skinny, legging, shorts jeans e até um vestidinho fluido com estampa floral dá certo com esse modelo de bota. A moda é tão renovável que algumas marcas desenvolveram modelos coloridos. É só achar um do seu gosto.

Ankle Boot: É a queridinha das últimas temporadas e também pode ser usada no verão dependendo do material com looks mais fresquinhos. Tem o cano na altura dos tornozelos, dái o nome em inglês, pode ser com ou sem salto. As gordinhas devem ficar atentas, pois a ankle boot tende a achatar a silhueta e engrossar as pernas, não é proibido, mas fica a dica!



Open Boots: É a versão peep toe da ankle boot, visto que os dedinhos ficam à mostra. É possível encontrar opções com amarrações, tiras nos tornozelos, e os saltos podem ser plataforma ou finos. Como a maioria dos modelos este não foge a regra, costuma ficar melhor nas mulheres magras e de pernas longas, mas todas podem usar, o importante é prestar atenção na composição do look. Look despojado com Legging ou jeans skinny e camiseta mais solta e comprida com cintoé uma boa opção se você for mais despojada, porém este modelo também fica bem com vestidos mais glam (festa) pois quebra a monotonia e deixa o look mais moderno.

Coturno: Sim, minha gente, ele está de volta. O calçado mais usado por roqueiros e punks caiu nas graças das mulheres de vez. O coturno veio para quebrar aquele look mais romântico com estampa floral ou uma saia com babados, mais girlie. Para usar esse modelo, é preciso gostar do efeito pesado que ele causa no visual, o look militar de butique: coturno + vestido de festa ou coturno + calça cargo + camisa fina + clutch, são opções bem atuais. O mix deixa a bota mais sofisticada. se você é mais meiga e delicada, talvez esse tipo de bota não seja uma boa opção.



Motorcicle ou Biker: Como o próprio nome já diz, essw modelo de bota tem origem no guarda roupa dos motociclistas ou motoqueiros e já são tendência há um tempinho.. São botas de cano curto (na maioria das vezes) e com fivelas e por serem despojadas, combinam muito na elaboração de looks mais rocker e moderninhos, elas ficam lindas com calças justas, vestidinhos, saias e shorts.

Fur ou Botas com Pêlos: Desenvolvidas originalmente com o objetivo de aquecer os pés em situações de frio extremo, hoje elas são vistas por aí em looks mais sofisticados e elaborados, e podem ser combinadas tanto com leggins e calças jeans justas como também com saias e shorts. Apenas tenha em mente que por chamar muito a atenção, elas devem ser o foco do look, por isso não carregue nos demais acessórios.
































Over The Knee - O modelo foi batizado pelos franceses e nada mais é, do que uma bota com cano longuíssimo, que ultrapassa os joelhos podendo chegar até a virilha, este modelo tem sua origem nas botas utilizadas pelos piratas e contrabandistas, para ocultar objetos de valores roubados.
As principais características deste modelo é deixar coberta quase toda perna, ou pelo menos, até logo acima dos joelhos, geralmente até metade da coxa, porém existem modelos que alcançam até a altura da virilha, na maioria das vezes o sistema de fechamento é feito por zíper, porém existem fechamentos por atacadores, botões e até velcro e em alguns modelos produzidos em elastano ou spandex (lycra), não há sistema de fechamento.
Este modelo requer muita cautela e bom censo, pois ao menor descuido elas podem exalar um tom vulgar, ao invés de um look fashion e sensual. Estes modelos marcaram época nos cinemas, no início da década 1970, com o fila “Klute, o passado condena”, estrelado por Jane Fonda, e posteriormente no início da década de 1990 com o filme “Uma linda mulher”, estrelado por Julia Roberts.


Essas são só os principais modelos desta temporada 2013, mas existem outros como as botas com salto anabela, as clássicas e elegantes botas de salto fino, enfim o fato é que independente do modelo escolhido, o importante é prestar atenção ao estilo que você quer imprimir ao compor o look, para saber mais sobre este assunto dêe uma olhadinha em um tutorial clicando AQUI.

2 comentários:

  1. eu amo botas sol...alem de ser muito muito útil pra mim porque aqui em petrópolis e frio então acabo usando botas o ano inteiro,e ando de moto direto tanto no dia a dia quanto para viagens e encontros de motociclistas nesses as botas são indispensáveis para andar seguramente de moto e fazer todo um estilo bem "rock and roll" de jaqueta preta e maquiagem pesada...bjus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é uma felizarda Jéssica, amaria poder usar botas o ano inteiro, dá para montar looks mega estilosos com ela I Love It! bj

      Excluir