segunda-feira, 15 de abril de 2013

COLUNA REVISTA EVIDÊNCIA DE ABRIL























Um dos assuntos mais em alta no momento são os looks da delegada Helô de Salve Jorge.  Na verdade não é de hoje que as novelas tem influenciado a maneira de vestir e de agir das brasileiras, nesta matéria você encontrará boas referências do passado e atuais, e entenderá quais os verdadeiros motivos para tanto modismo, espero que gostem!



Sessão Moda & Estilo

MODA DE NOVELA
  ARTE QUE IMITA A VIDA, OU ARTE QUE ENSINA A VIVER?



Um hábito que já tomou conta da maioria das famílias brasileiras, é o de assistir as telenovelas transmitidas pelas principais redes do País. Formadoras de opinião, é fato que as novelas transmitem valores, ideologias culturais e novos hábitos a população. Um exemplo desta influência no comportamento das pessoas, é o da própria moda, que está presente em todas as camadas sociais, mesmo que cada uma delas aconteça de maneira diferente. Se os desfiles de moda como o SPFW que aconteceu no mês passado, alcançam todas as classes, mas principalmente as mais elitizadas, a disseminação da moda pelas novelas ocorre mais nas classes médias e populares (a maioria), tanto que o estilista Alexandre Herchcovitch, afirmou que a “novela é a grande revista de moda das camadas populares”. Na verdade não é de hoje que as novelas tem ditado tendências e lançado moda, seja no corte de cabelo, cor do batom, esmalte, roupas, sapatos, bolsas e acessórios, e até estilo comportamental. Voltando no tempo podemos mencionar alguns exemplos de modismos que saíram das telinhas para as ruas, tais como: As famosas meias de lurex de “Dancin’Days” (1978); o brinco de um lado só de Sandra, em “Água Viva” (1980); os turbantes da viúva Porcina, em “Roque Santeiro” (1985); o batom cor vinho de Natasha, em “Vamp” (1991); os tops de ombro a mostra de Babalu, em “Quatro por Quatro” (1994); os tererês de Bionda, em “Uga Uga” (2001); a microssaia de Darlene, em “Celebridade”(2003); os vestidos longos de Vitória, em “Belíssima” (2005); itens indianos de Maya, em “Caminho das Índias” (2009); os maxicolares de Jaqueline, em “Ti-Ti-Ti” (2010); sutiã de renda e as pulseiras de Débora, em “Avenida Brasil” (2012); e ultimamente os looks e acessórios da delegada Heloísa, em “Salve Jorge”(2013).




Vale lembrar porém que uma das principais razões de vermos tanto modismo nas novelas, é mesmo o de estimular o consumo dos telespectadores, já que o ambiente ficcional permite criar um mundo que corresponde aos sonhos e as perspectivas do público, e assim despertam o desejo e a cobiça por um produto. No entanto a verdade é que nem tudo que acontece nas telinhas da tevê funcionam na vida real. Se a roupa da personagem é linda e maravilhosa (nela), isto não quer dizer que o look vai causar o mesmo efeito incrível em você, principalmente se a estrutura de corpo for muito diferente. Vale se atentar a 2 dicas importantes:
* Preste atenção nas proporções e características da personagem, como por exemplo, biotipo, cor da pele, dos olhos ou do cabelo, antes de escolher a modelagem da roupa, o corte e a cor das madeixas ou até o tom do batom.
* Quer se sentir parecida com a sua personagem favorita, então abuse dos acessórios, como bolsas, cintos, colares, brincos, pulseiras, pois além de serem itens mais acessíveis e fáceis de combinar, ainda podem dar aquele toque final em qualquer produção, sem grandes investimentos.
Resumindo: A moda deve ser versátil, duradoura e de fácil acesso à todos. No entanto de nada adianta você aderir à moda ou estilo de determinada personagem, só por que está em alta e todo mundo está usando. Priorize a identificação do seu estilo pessoal e invista em peças que não só se adaptam perfeitamente ao seu biotipo, mas que principalmente seja condizente com sua personalidade e estilo de vida. Ou seja se você é mais clássica, tipo a Carminha de ¨Avenida Brasil¨ ou então como a Lívia, de “Salve Jorge”, não tem porque investir num look extravagante, como da Chayene, em “Cheias de Charme”, não concorda?                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário