terça-feira, 30 de abril de 2013

CAMAFEU - Romântico e Atemporal!
























Camafeu vem do latin cammaeus ou do francês camée, que significa pedra semipreciosa esculpida.  Dizem por aí que as primeiras fashionistas a usarem o acessório foram as gregas e posteriormente as romanas. Mais tarde voltou a chamar a atenção na França, na época de Napolão que os colecionava, mas foi mesmo através da Rainha Vitória da Inglaterra que ganhou status de fashion e trend da época, visto que servia como garantia de que a pessoa que o usava, pertencia a uma família com sobrenome importante, ou seja quanto mais enfeitado nas bordas – pérolas, diamantes – melhor era!


Os camafeus estão presentes em diversos tipos de acessórios, como anéis, colares, brincos e broches, todos produzidos em pedra fina com uma figura em relevo. No entanto, cada acessório tem sua própria particularidade, como a figura do entalhe e diferentes cores. Apesar de ser considerada uma peça romântica, o camafeu também permite ser combinado com peças mais pesadas como ou couro ou o jeans, criando looks mais contemporâneos e atuais.
A seguir algumas opções de camafeus:

CURIOSIDADES: O camafeu é uma grande fonte de informações para os arqueólogos. Se ele foi feito em concha ou pedra e contém uma cena clássica, pertence ao  18 ª ou 19 ª séculos, quando temas eram populares. As características físicas, também podem  revelar a data em que o camafeu foi esculpido O longo nariz romano indica que a peça se originou antes de 1850.
Se o nariz for ligeiramente arrebitado, ele pode ser datado após meados do século XIX. Um ar arrogante é indicativo da virada do século.
Um cabelo bem cacheado indica um final da era vitoriana, enquanto as ondas curtas são indicativas do inicio do século 20.
Eu particularmente gosto muito de camafeus, tenho broche, colar e brincos com esse tema, e vez ou outra os uso sozinhos ou associados à outras peças para criar um look mais cool. E você gosta, ou não faz seu estilo?

2 comentários:

  1. apesar de não ter nenhum,gosto sim sol acho bonito da um ar fino,elegante..muito chic!!gostaria de saber se a pronuncia é como se escreve?bjos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, até onde sei a pronúncia é exatamente como se escreve, a não ser que tenha mudado alguma coisa depois das muitas alterações na nossa lingua portuguesa rsrsrsr bj

      Excluir