quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

MODA & MÚSICA-Parceria de Sucesso


                                Que tal fazermos uma viagem no tempo, convido vocês a voltarem comigo aos anos 50 e de lá para cá rever toda a influência que a música teve e tem sobre as gerações desde então. Boa viagem a todos.

      ANOS 50




Como falar dos anos 50 e não pensar nele o Rei do Rock, Elvis Presley com certeza revolucionou a época com seu jeito liberado e sexy, todos queriam se parecer com ele que além do topete e das costeletas tinha um figurino muito inovador e um tanto rebelde como as atemporais jaquetas de couro.






   ANOS 60





Esta década com certeza foi deles os Beatles, o quarteto influenciou os jovens do mundo todo não só pela musicalidade mas também pelo visual, o corte de cabelo por exemplo foi febre na época e até hoje eles servem de inspiração e influenciam bandas famosas como o Oasis. Outra referência é Jimi Hendrix que lançou o corte de cabelo Back Power.










Ainda nesta década, não podemos deixar de falar da Jovem Guarda, um movimento musical que influênciou muito aqui no Brasil. Nesta época a moda priorizava as linhas retas, futuristas e geométricas e as saias e os shorts ficaram mais curtos.






                                                             ANOS 70



Marc Bolan, vocalista da banda T-Rex foi quem abriu as portas para o chamado Glam Rock, depois dele outros como David Bowie e Slate foram mais além. Esse estilo que combinava cabelos compridos e cheios de volume, roupas exóticas e muita maquiagem acabou dando tão certo que sobreviveu e ainda virou febre na década seguinte com bandas como Motley Crue, Poison, Cinderela, Bon Jovi entre outros que aderiram ao estilo o tornando marcas registradas.



Ainda nesta década, não podemos deixar de citar o estilo disco que surgiu com o filme Os Embalos de Sábado a Noite com John Travolta, e aqui no Brasil com a novela Dancin Days, onde os figurinos repletos de meias de lurex, sandálias de salto alto, camisa de poliéster com colarinho gde e claro as calças boca de sino reinaram absolutos nas ruas do mundo todo. E bandas como Ramones que com suas tachas, correntes e cabelos espetados criaram o estilo conhecido como Punk Rock




                                                                  ANOS 80

Chegamos a década considerada hoje como a do exagero, desde cabelos e make até roupas exageradamente gde e coloridas, bem como acessórios extravagantes que estiveram presentes em praticamente todos os looks daquela geração. Podemos citar duas personalidades que revolucionaram esta década, Madona e claro Michael Jackson. No caso de Madona ela ditou moda por conta de suas roupas extravagantes e sexys e é digno e nota citar que até hoje ela ainda continua influenciar por seu estilo. Michael Jackson além de cantar e dançar bem, inovou com seu figurino cheio de brilho e claro com jaquetas de couro preta ou vermelha, luvas e as inconfundíveis meias brancas com mocassim preto.


 


 Aqui no Brasil não podemos nos esquecer dela a banda Blitz que com suas roupas coloridas e cabelos diferentes também marcaram uma geração. É claro que se formos pensar vamos nos lembrar de mais influências, já que os anos 80 foram muito marcantes, mas acho que a Blitz representa bem essa década.






                                                              ANOS 90
Com toda certeza foram eles, o Nirvana quem ditou regra nesta década, o movimento grunge foi iniciada com eles e se tornou marca registrada desta geração. O visual era composto basicamente de calça jeans rasgada, camisa xadrez e tênis All Star. Com a morte prematura de Kurt Cobain, bandas como Pearl Jam, Alice Chains entre outras aproveitaram a oportunidade de seguir com o estilo e foram muito bem sucedidos na época. Importante lembrar que foi nesta década também que as chamadas Boy Bands (Backstreet Boys, N`Sync e Westlife) se estabeleceram no cenário com força e também ditaram moda.




No Brasil, me desculpem mais tenho que citar o É o Tcham como referência, pois eles influenciaram muito a moda da época, que se concentrava nos tops e shorts curtíssimos e depois nos jeans de cós baixo que viraram febre entre as meninas da época. No geral é unanimidade dos entendidos que os anos 90 (chamado de anos embaçados) foram uma década sem grandes novidades se comparada as anteriores, muitas bandas surgiram rapidamente e sumiram da mesma forma, outros como Shakira, Alanis Morissete, Skank, Jota Quest entre outros se firmaram e estão ai para mostrar que muita coisa boa surgiu nesta época também.





ANOS 2000
Add caption

Add caption

























Enfim viramos o século e chegamos na atualidade, os anos 2000 são com certeza bem mais fáceis de definir, pois é uma espécie de mix de todas as décadas passadas, os artistas da atualidade desenvolvem seu estilo buscando referências no passado e acabam com isso lançando ou relançando tendências. Os anos 2000 são marcados por bandas como Embrace, Franz Ferdinand, Gossip, Los Hermanos, Snow Patrol, The Killers e The Strokes, (apenas para citar algumas referências) que deram início ao estilo chamado de Indie Rock (Rock alternativo quase Pop) trazendo de volta as calças skinny, camisetas de bandas, óculos estilo neo-nerd, saias rodadas, petit poas, peep toes e de novo os tênis All Star. Hoje realmente a parceria entre moda e música é quase uma simbiose, uma não vive bem sem a outra e a medida que os anos passam nos impressionamos mais e mais com a ousadia e a criatividade manifestada por esses formadores de opinião.

OBS: Este Post tem a intenção de apenas mostrar o quanto a música tem influência sobre a moda, não é na verdade um referencial dos melhores de todos os tempos, alguns que eu citei aqui com toda certeza eu mencionaria como TOP dos TOPS, outros nem pensar e ainda se eu fosse citar todas as referências, estilos e movimentos que surgiram ( Hippie, Funk, Hip Hop, Street) entre outros, com toda certeza vocês não teriam paciência para ler devido o tamanho da matéria, mas acredito que alcancei meu objetivo e espero que gostem tanto quanto eu. Numa outra oportunidade vamos relembrar o qto os filmes e novelas também ditaram e continuam a ditar moda.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário