sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

COLUNA REVISTA EVIDÊNCIA DE DEZEMBRO

Devido à pedidos, resolvi reeditar a matéria que fiz para a minha coluna de Moda e Estilo da Revista Evidência deste mês de Dezembro, para que vocês que sempre me prestigiam aqui no Blog, também possam ter acesso as matérias da revista.



Sessão Moda & Estilo
DRESS CODE – Eventos Final de Ano


Com a chegada do fim do ano, o que não falta são convites para confraternizações e outros eventos como casamentos e formaturas. É muito comum hoje, já constar no convite o tipo de traje adequado para cada situação, tem gente que acha “frescura”, mas na verdade a padronização do traje é ótima, pois facilita muito a nossa vida, já que sabendo exatamente o tipo de roupa que devemos vestir, com toda certeza não vamos correr o risco de ficarmos constrangidos ou cometermos gafes não é mesmo? Pois bem, com o objetivo de lhe ajudar na escolha, veja a seguir de maneira simples e objetiva os principais códigos de vestimenta e suas especificações:

Traje Esporte
Esta opção é geralmente usada para ocasiões menos formais ou eventos durante o dia. Este tipo se aproxima bastante do casual, não é chique, mas também não é desleixado. As mulheres podem usar vestidos fresquinhos ou calça jeans com uma blusa mais moderna, e não precisam ter medo de usar sapatinhas ou rasteirinhas, e os tecidos podem ser mais simples também, como algodão e crepe. Já os homens podem usar uma calça jeans com uma camisa mais despojada ou uma camiseta arrumadinha, com um belo par de tênis de lona ou couro.




Traje Esporte Fino/Passeio ou Tênue de Ville         
Este é o mais difícil de definir, porque está no meio termo e tem milhares de opções. As mulheres neste caso, devem apostar nos terninhos, vestidos mais estruturados, e os sapatos devem ser de salto médio ou alto. A calça e o macacão podem ser usados, desde que tenham um corte mais fino, tipo alfaiataria. No caso dos vestidos, o comprimento na altura do joelho, um pouco abaixo ou um pouco acima são os ideais. Os homens podem deixar a gravata em casa, mas devem usar um blazer e uma calça mais social de gabardine ou sarja, e sapato social ou um mocassim.  



                                                        
Traje Social ou Passeio Completo
Este é o que mais aparece nos convites de casamento e formatura, e pede uma formalidade maior. Apesar de não ser obrigatório, a mulher já pode apostar em um belo longo (liso ou estampado) e combinar com um belo salto alto, mas também é permitido um modelito mais curto, estilo Coquetel Dress, de tecido nobre. Para os homens, calça, camisa, terno e gravata, preferencialmente em tons escuros.





Black Tie/Rigor ou Tênue de Soirée
Este é o código pedido em eventos ainda mais formais e festas com muito glamour, tipo o Red Carpet por exemplo. Neste caso o comprimento longo é o ideal e você pode abusar das texturas e brilhos, já a make e o cabelo tem que ser bem elaborados. Para os homens, apesar de já existir variações bem interessantes, o ideal para não errar, é o tradicional smoking preto com camisa branca e gravata borboleta.



OBS: Existem outras regras, principalmente no caso de casamentos (conforme horário e localidade),  mas isso é assunto para uma outra matéria. A dica principal aqui é que você ao fazer suas escolhas, sempre leve em consideração seu biotipo e estilo, pois isso lhe dará segurança e confiança suficiente para arrasar em qualquer situação e ocasião.

BOM FINAL DE SEMANA PROLONGADO PARA TODOS!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário