sexta-feira, 30 de novembro de 2012

FUROSHIKI-Técnica Milenar & Sustentável!



































O Furoshiki é uma antiga arte japonesa em tecidos para guardar objetos, que está sendo difundida recentemente também em países ocidentais, e tem feito grande sucesso por sua praticidade e beleza.
Com o aumento da preocupação com o meio ambiente e da aceitação do uso das práticas sacolas ecológicas, surgiu a necessidade de algumas artesãs e admiradoras da filosofia “faça você mesma” trazerem à tona a antiga técnica japonesa como maneiras de fazer sacolas de pano criativas e personalizadas, e como as técnicas para a criação do furoshiki têm um resultado final de extremo bom gosto, acabou virando acessório de moda e passou a ter uso em diversas ocasiões.
Um dos benefícios de saber fazer o furoshiki, e que atrai muitas adeptas, é o fato de ser possível, em poucos minutos, transformar lenços, cangas e echarpes que tenham as suas estampas preferidas em bolsas perfeitas para acompanhar o visual, e também embrulhos para presentes com um toque de carinho especial.
Quem ainda está na dúvida se deve buscar aprender ou não a arte do furoshiki, deve saber que a dificuldade de aprendizado é quase nenhuma, já que não é necessário saber costurar e o processo pode ser desfeito sem danificar o tecido. O material necessário para fazer o furoshiki também é bem simples: qualquer tecido quadrado. Recomenda-se apenas que a escolha do tipo de material do tecido esteja de acordo com o peso a ser carregado. Os tipos de tecido considerados pelos especialistas como os mais versáteis são a viscose e a seda, por terem um melhor caimento.

Dica Importante: Na confecção do furoshiki, o tecido será dobrado e amarrado com nós especiais que permitirão formar diversos modelos de bolsas e embrulhos. Segundo Sofia Nanka Kamatani, designer especialista em embalagem tradicional japonesa, aprender a fazer o chamado “nó mágico” do furoshiki é o passo fundamental: “Ele é de suma importância porque é um nó resistente, mas que conseguimos desatar com facilidade”.
A seguir o passo a passo do nó fundamental na confecção do Furoshiki e vídeo tutorial:
  • Segure duas pontas extremas de um tecido;
  • Coloque a ponta esquerda por cima da direita;
  • Passe a ponta direita por debaixo da esquerda envolvendo-a;
  • Agora coloque a ponta direita por cima da esquerda;
  • E passe a ponta esquerda por debaixo da direita envolvendo-a.
Uma dica super fofa da designer Sofia Nanka Kamatani é nomear uma das pontas do tecido de razão e a outra de emoção e seguir a poesia duas vezes: “Coração sobrepõe a razão, a razão envolve o coração”.


Eu já tinha conhecimento dessa técnica à algum tempo, tanto que já havia ensinado AQUI o uso de lenços na confecção de bolsas para usar no dia a dia e na praia, mas não conhecia a origem nem o nome. Sou super adepta de técnicas criativas e sustentáveis como essa, e caso você conheça alguma que gostaria de compartilhar, fique a vontade.

BOM FINAL DE SEMANA!


2 comentários:

  1. Ameiiiiiii Sol, vou tentar fazer a bolsa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito legal mesmo, depois me conta como ficou a bolsa. bjs

      Excluir