sexta-feira, 23 de novembro de 2012

ESPECIAL CASAMENTO - Organização!


























Estamos em uma época em que muitos casais escolhem para firmarem um compromisso, e automaticamente já começam a se planejar para a tão sonhada cerimônia de casamento. Por este motivo estou criando esta sessão onde a partir de hoje vocês sempre encontrarão  muitas dicas relacionadas a este tema e poderemos inclusive trocar informações e idéias. Para iniciar nada melhor do que começarmos pelo princípio não é mesmo? Visto que vocês já ficaram noivos, o próximo passo naturalmente é pensar quando e como será a cerimônia de casamento, afinal será um dia muito importante para ambos e tudo tem que sair exatamento como planejado e principalmente desejado. Para lhes ajudar nesta empreitada, selecionei os 10 passos que considero importantíssimo vocês se atentarem neste momento:

Primeiro Passo: Providencie uma agenda, ela será sua companheira em tempo integral daqui para frente. Depois de trocar algumas idéias entre vocês dois, como data e local do casamento,
(especialistas sugerem que se defina a data e o local com pelo menos 1 ano de antecedência para que vocês possam planejar e organizar o evento com tranquilidade), em seguida conversem com seus pais para definir os recursos que serão destinados para a cerimônia, esse é sem dúvida o principal ponto de partida.

Segundo Passo: Como diz o velho ditado, Quem casa quer casa, sendo assim defina como será o início da vida conjugal de vocês, se vão morar de aluguel, comprar ou até mesmo construir uma casa, tudo deve ser pré definido para não haver stress mais tarde, pois infelizmente muitos casais acabam tendo muitas dificuldades neste campo por deixarem para resolver de última hora, é problema com imobiliária no caso de compra ou aluguel e com pedreiro e cia ltda no caso de reforma e construção, enfim é dor de cabeça na certa deixar para definir algo tão importante de última hora, não cometa este erro.

Terceiro Passo: Muitos decidem contratar organizadores de casamentos ou cerimonialistas, seja por não terem tempo para se dedicarem aos detalhes ou mesmo pela praticidade de ter alguém a frente resolvendo tudo, acho muito interessante e as chances de sucesso são realmente muito maiores, afinal ter experiência faz mesmo muita diferença, no entanto o custo disso pode ser realmente bem elevado, o que pode comprometer bastante seu orçamento. então a sugestão é que vocês a princípio tentem se organizar sozinhos e passem a dividir as tarefas por assim dizer, claro que muitas coisas vocês irão fazer juntos, então façam uma lista de tarefas e definam quem vai ficar a cargo do que e definam datas e prazos antecipadamente. Também já providenciem  uma planilha de gastos onde deverão anotar tudo, não importa o valor, isso permitirá que tenham um maior controle da vida financeira de vocês. OBS: Vale muito ouvir a experiência daqueles que já se casaram, então não deixem de perguntar para os amigos e parentes que já passaram por isso.

Quarto Passo: Com o orçamento e a planilha em mãos, vocês já sabem o quanto e em que poderão gastar, então é hora de definir o tipo de cerimônia que vocês irão querer, se será algo mais glamouroso ou mais familiar. Independente da escolha fazer orçamentos é fundamental nesta hora, o ideal é que vocês tenham pelo menos 3 para comparar e se ainda não estiverem totalmente certos, não pensem 2 vezes façam quantos orçamentos for necessário para chegarem a um resultado que considerem satisfatório.

Quinto Passo: Com o local e o tipo de Buffet escolhido, agora é hora de escolher a playlist de vocês, ou seja a trilha sonora que irão querer tanto na cerimônia como na festa, muitos noivos tem personalizado cds com suas músicas preferidas e que são entregues para os convidados na festa, é muito interessante e sempre acaba agradando. Registrar o evento é com toda certeza desejo de 10 entre 10, hoje com a tecnologia a nosso favor, são muitas as técnicas e trabalhos disponíveis,  então não deixe para definir isto de última hora,  faça orçamentos também e defina antecipamente como vocês irão se lembrar desta data tão importante para ambos.

Sexto Passo: Hora de definir quantos e quem serão as pessoas que irão dividir este momento especial com vocês, hora de escolher os padrinhos ou testemunhas do casamento. Neste mesmo momento seria interessante que os trajes já fossem escolhidos, tanto o vestido da noiva como o traje do noivo e também a cor e a modelagem de roupa que os padrinhos irão usar, afinal eles também estarão ansiosos com o evento, e seria de bom tom avisá-los com antecedência.

Sétimo Passo: Convite e Decoração, duas coisas bem importantes, são muitas as opções e sugestões encontradas em revistas e na Internet, vocês não terão dificuldade neste campo. Sobre os convites, o ideal é que comecem a ser enviados com até 2 meses de antecedência, para que os convidados possam se programar.

Oitavo Passo: Você Noiva, já escolha quem irá fazer seu cabelo e sua make e já deixe agendado, como já escolheu o vestido você já deverá saber o tipo de arranjo e véu que usará na cabeça, portanto discuta com o profissional uma possível mudança de corte de cabelo, tintura, luzes se for necessário e quais as opções de make que mais combinam com você.

Nono Passo: A viagem de lua de mel é sem dúvida uma das melhores coisas para se programar, a única dificuldade é escolher entre tantos destinos possíveis. No entanto caso resolvam fazer uma viagem para o exterior é bom lembrar que vocês deverão tirar o passaporte caso não tenham e providenciar o visto de entrada no país que irão, como isso pode ser um pouquinho burocrático não deixem para última hora.

 Décimo Passo: Muitos casais decidem fazer uma lista de presentes. Se esse for o desejo de vocês também, deverão selecionar as lojas e os itens que gostariam de ganhar e os convidados que perguntarem deverão ser avisados sobre este arranjo.

OBS: Hoje vocês já encontram na Internet vários sites especializados em organização de casamento, e o melhor de tudo é que muitos são gratuítos. Vejam a seguir um desses sites:


Ufa! Quanta coisa não é mesmo, e isso é só o começo, nas próximas matérias vamos falar sobre modelo de vestido e traje masculino, tipo de penteado e arranjo para cabeça, buquês, lembrancinhas, etc... aguardem!


OBS: Se tiverem alguma dúvida ou sugestão, não deixem de se manifestar.

2 comentários:

  1. Parabéns pela matéria Sol, to ansiosa para ver as próximas, amo o tema do casamento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga, o tema casamento é de fato bem amplo e dá para explorar bastante. Aguarde as próximas matérias que estarão bem interessantes também. bjs

      Excluir