domingo, 2 de fevereiro de 2014

CABELOS NO VERÃO...COMO CUIDAR!

      
Com o Verão a pleno vapor e as temperaturas subindo a cada dia, nada melhor que uma piscina ou praia para nos refrescarmos não é mesmo? No entanto vale lembrar que  nossos cabelos sofrem muito nesta época, com ressecamento, oleosidade excessiva, desbotamento e quebra, e por serem uma parte muito importante da nossa imagem, precisam estar sempre saudáveis e bonitos, .
Podemos dizer que são três os inimigos que causam tamanho estrago:

1) Água do Mar (sal) ou Água da Piscina (cloro)
2) O Sol
3) Os elásticos que prendem os fios.

Mas não se descabele, para minimizar os danos, os experts dão dicas valiosas, veja a seguir:

Celso Kamura - Hidratações poderosas com produtos à base de queratina são indispensáveis.

Marco A de Biaggi - Os óleos naturais são ótimas opções, os ativos do momento são o óleo de Bambu do Japão, o óleo de Argan e o novíssimo óleo de Ojon, conhecido também como banana oil ou American oil que é utilizado há centenas de anos por nativos de Honduras, que o chamam de “O Milagre do Caribe”, sendo que  sua maior característica é proteger os fios dos cabelos da ação nociva dos raios de sol. Por serem leves Podem ser usados antes da lavagem nos cabelos já úmidos, antes da secagem e também nos cabelos secos com a finalidade de proteger.
Sérgio G do Studio W - Se o seu cabelo tem a raiz oleosa, não deixe de comprar xampus com ingredientes refrescantes tais como menta e chá-verde. Trocar o condicionador normal por máscaras que agem em 5 minutos é uma boa opção, lembrando que o produto só deve ser passado do comprimento em direção as pontas, nunca na raiz e que deve ser retirado totalmente no enxágue.


Outras Dicas Importantes:

1. Invista em um kit com xampu, condicionador e máscara de tratamento de uma linha específica para o verão. Esses produtos contêm protetor solar e são ricos em vitaminas e emolientes. Não se esqueça de checar qual é o mais indicado para o seu tipo de cabelo (seco, oleoso ou normal).

2. Use um bom leave-in. Aplicado após o banho, ele forma uma película no fio e ajuda na proteção. Os produtos líquidos são para cabelos oleosos; os em creme são mais indicados para quem tem cabelo seco. Quem tem cabelo misto também pode usar o creme, mas longe das raízes.

3. Antes de ir à praia ou piscina, aplique um creme leave in com filtro solar (nessa época do ano é bem fácil de encontrar em farmácias, perfumarias e até no supermercado!). Reaplique depois que entrar na água.

4. Na medida do possível, sempre enxágüe os fios com água normal após um mergulho no mar ou piscina. Se não tiver uma ducha por perto, use uma garrafinha de água mineral.

5. Se você passar muitos dias na praia ou curtindo a piscina, use um xampu anti-resíduos uma vez por semana para limpar bem o cloro e o sal.

6. Evite expor o cabelo a mais agressões com o secador e a chapinha (deixe para usá-los só em dias especiais!). Ao deixar o cabelo secar ao natural, aposte em finalizadores e dê preferência a  pentes de dentes largos que evitam a quebra dos fios.

7. Acessórios como headbands, tiaras e tic tacs ajudam a manter o look bonito depois do mergulho.  Outros amigos dos cabelos no verão são o chapéu e o lenço. (Já fiz matéria falando sobre ambos)“Além de charmosos, eles protegem as madeixas”, ensina Andreia Costa, hairstylist do Tamba Salão Boutique. E para quem não abre mão dos elásticos, melhor optar por produtos revestidos com tecido, que poupam a fibra capilar da tração. “Também é importante evitar prender os fios ainda molhados, para não quebrar o cabelo”, completa Andreia.

8. Se você for loira como eu, então os cuidados devem ser ainda maiores pois nossos fios tendem a ficarem verdes. Se isso acontecer não se desespere, J. Alvim, cabeleireiro do Studio W, ensina que aplicar leite em todo o comprimento é uma saída para rebater o efeito indesejado. “Deixe agir por 25 minutos e enxágue”. Invista também num xampu com pigmentos em tons de violeta, que neutraliza o “amarelão” e também o esverdeado. Algumas opções são: Color Save Silver, da Schwarzkopf, R$85, e Shampoo Silver Gloss, da L´Oreal, R$86.
 
9. Como a beleza vem de dentro, beba no mínimo dois litros de água por dia para dar uma força extra aos fios.

10. Para não deixar o frizz se instalar, aplique um leave-in que protege do calor e seque 80% dos cabelos com o secador. O restinho de umidade ajudará o cabelo a não arrepiar;

11. No meio da estação, vale investir em um tratamento no salão, para manter a hidratação e a cor. “Combine hidratação e reconstrução profissional. A primeira vai repor a água perdida e a segunda vai fortalecer, porque devolve a massa”, conta o hairstylist Márcio Mello, do salão Éclat;

12. Caso a cor desbote bem no meio da temporada, os xampus tonalizantes podem salvar. Mas lembre-se: qualquer química é agressiva para os cabelos;

13. É importante manter a cabeleira aparada para evitar que as pontas duplas se revelem. Segundo Marco Antônio de Biaggi, não é preciso mudar o comprimento, basta repicar bem para retirar a parte danificada e garantir balanço sexy nas férias.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário