terça-feira, 11 de setembro de 2012

SAPATOS-O Modelo Certo Para Cada Situação!





Um almoço de negócios, um casamento pela manhã, um passeio no parque, um jantar com amigos, o primeiro encontro... Muitas vezes, fica difícil escolher o calçado certo ou mais adequado para determinado evento, visto que as opções são sempre muitas, seja na cor, modelo ou estilo. Neste tutorial, resolvi reunir as principais situações e ocasiões que pedem bom critério na hora da escolha do calçado, que lhe ajudarão a pisar mais confiante daqui para frente.

Trabalho
A escolha do calçado para o trabalho depende muito da política da empresa e do cargo que você ocupa. Se o traje social é uma exigência, é bom usar sapatos discretos e fechados como um scarpin ou um channel. Já se o seu local de trabalho é mais informal, onde o uso de jeans e malhas é permitido, o ambiente dá maior liberdade de escolha para os pés, neste caso use e abuse de calçados confortáveis. 

Noite 
Em bares e casas noturnas é relativa a escolha do sapato ideal, tudo depende do estilo da pessoa, é permitido desde uma rasteirinha até um sapato alto, de salto fino. Em festas raves como a pessoas tendem a dançar muito e ficar em pé a dica é usar sandália, bota plataforma ou tênis, assim ninguém corre o risco de perder a festa por desconforto nos pés. Em boates, para quem gosta de dançar muito, a sugestão é usar sandálias plataformas.  

Festas
Casamento Matinal
Se você for convidada para uma cerimônia pela manhã, dê preferência por sandálias ou sapatos chanel de tons pastel, ou prata/dourado envelhecido. 
Casamento Noturno
Neste caso as regras são outras pois é hora de brilhar, sandálias com pedrarias, com saltos mais altos (7,5cm ou mais), modelos como scarpin e chanel com tons mais fortes como vermelho e azul também são boas pedidas. 
OBS: Em uma festa onde o convite especifíca o traje que você deverá usar é fácil não errar o sapato, basta seguir as dicas abaixo. Em outros casos, use sempre o bom senso e dê descanso para seus pés em calçados bonitos, porém confortáveis.
- Traje Esporte ou Casual:
Mulher: sapatos esportivos como botas, sapatilhas e sandálias baixas.
Homem: mocassim, sapatênis e tênis.
- Traje Esporte Fino ou Passeio:
Mulher: sapatos ou sandálias de salto (sem brilho)
Homem: sapatos sociais, mocassins pretos ou marrons.
 - Traje Completo ou Social:Mulher: sapatos ou sandálias de saltos.
Homem: sapatos sociais pretos
- Traje Black-Tie ou Rigor:
Mulher: sapatos ou sandálias com salto fino.
Homens: sapatos lisos de verniz ou pretos de couro, de amarrar.

OUTRAS DICAS IMPORTANTES:

Outro detalhe que se deve levar em consideração também além dos modelos específicos que já falamos, são os tipos de saltos, conforme poderão conferir a seguir:

 
 Salto Agulha
Considerado o modelo mais sexy, é ideal ser usado com vestidos, saias e calças ajustadas ao corpo em ocasiões formais e de lazer.  OBS:  Não deve ser usado por quem tem pernas grossas ou está acima do peso ideal.

 
                                                               Salto Vírgula
Este modelo super atual também é muito sensual, apesar de combinar com vários estilos de roupas, é um sapato informal, ou seja deve ser usado somente em ocasiões de lazer.
 
 
 Salto Anabela
Também considerado informal, é um salto clássico que vai muito bem com peças tais como vestido com comprimento até o joelho e calças estilo pantalona ou flare.

 
Salto Plataforma
Esse é considerado um dos mais confortáveis, porém por ser informal na maioria das vezes, sua escolha deve ser pensada. Alguns modelos de scarpins e peep toes, estão vindo com plataforma embutida, neste caso eles podem ser usados em ocasiões e com trajes mais formais sem problema.
 
 
                                                                  Salto Cone
É popularmente conhecido como casquinha de sorvete, e é uma ótima opção para ser usado no trabalho e em ocasiões informais, com calças retas e soltas, vestidos, bermudas e shorts.

Salto Robusto
Mais largo e mais confortável, eles estarão muito em alta neste verão. Combina com saias, calças, bermudas e vestidos de todos os comprimentos, e pode ser usado em eventos informais ou pouco formais.

Espero que as dicas tenham ajudado e que daqui para a frente fique mais fácil escolher o modelo certo de sapato para cada situação, no entanto caso ainda tenha alguma dúvida, Você pode conferir mais dicas em outra matéria que fiz clicando AQUI.

4 comentários:

  1. Sol, vc falou que em casamentos noturnos se deve usar salto fino, né. Qual é a opção para as godinhas nesse caso, já que elas não "podem" usar salto fino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta Edilaine, neste caso as sandálias com salto no estilo robusto, que falamos na matéria é a melhor opção. Existem várias versões dele inclusive sandálias consideradas finas e adequadas para eventos mais formais, você só vai precisar encontrar o modelo certo. bj

      Excluir
  2. sol suas dicas como sempre excelentes..sapatos dificil e a mulher que nao adora eu gosto muito to precisando renovar os meus e com certeza com suas dicas vai ficar bem mais facil escolher...

    bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato todos os dias aprendemos alguma coisa, seja pequena ou gde, se precisar de alguma dica na hora de escolher algum sapato, estou a disposição ok, bjs

      Excluir