quinta-feira, 20 de setembro de 2012

SAPATOS-Aprenda a Conservá-los Melhor!



         Os sapatos independente do modelo, são uma tentação para nós mulheres e também para muitos homens. Mas acreditem, muito mais do que estarmos sempre antenados nas tendências do momento, é preciso dar atenção à conservação desses nossos queridos companheiros, afinal sapatos bonitos e de qualidade não custam barato não é mesmo? Não há dúvida de que quando mantidos limpos e cuidados de forma correta, vão parecer novos e bonitos por muito mais tempo. Sendo assim, abaixo deixo 7 dicas preciosas de como conservar bem nossos queridos sapatinhos.

1) Após o uso, os sapatos devem ser secos na sombra e em ambiente arejado. Caso queira retirar o excesso de umidade, você pode encher os calçados com jornal ou papel absorvente. Não é aconselhável colocá-los ao sol, pois isso pode causar danos irreparáveis tais como: distorcer o formato, descolar a sola, amolecer ou encolher o calçado ou ainda endurecer o material, principalmente se ele for de couro.

2) O suor também deixa o couro quebradiço, com odores desagradáveis e favorece o desenvolvimento de fungos. Para minimizar estes efeitos, use sempre calçados adequados à temperatura da estação e alterne os dias do uso dos calçados, assim há mais tempo para eliminar o suor absorvido.
Outra dica para absorver melhor o suor dos pés é usar palmilhas ou meias absorventes. Os calçados de couro e verniz possuem na maioria acabamentos impermeáveis que fazem com que o suor e a umidade permaneçam dentro do calçado durante o tempo de uso, por isso devem ser cuidados com muita atenção.

3)  Para remover a poeira e as manchas dos Sapatos de Verniz, Sintético e Couro, use um pano úmido ou limpe levemente com uma escova. Se precisar, com um pano ou escova macia, aplique graxa de sapato específica para este tipo de material e dê polimento com movimentos rápidos.

4)  Para retirar manchas leves dos Sapatos de Camurça, utilize escovas de cerdas duras. Já as manchas mais difíceis como, por exemplo, de óleo e graxa, devem ser removidas com um pouco de produto de limpeza à base de solvente. Usar lixas, pedra-pomes ou borracha-crepe também traz bons resultados, mas é preciso tomar cuidado para não criar espaços na camurça. Para uniformizar a cor dos sapatos de camurça, utilize um produto específico para este tipo de material.

5)  Se o sapato estiver muito sujo, faça uma lavagem à seco. Não coloque os calçados na máquina de lavar nem em água corrente, pois o excesso de água pode danificar a cor e o material.

6) Para manter a forma dos calçados, preencha toda a parte interna com papel amassado e caso não tenha sapateira, guarde-os em caixas ou sacos de tecido que permitem a circulação do ar. No caso das botas você pode usar aqueles cones de papelão que vem com o papel toalha, que mantém as botas em pé sem deformar, eu uso a muito tempo e funciona mesmo.

7) Sapatos de couro devem ser hidratados a cada seis meses com produtos específicos.

Essas são as dicas mais importantes que costumo fazer uso e acho que vocês deveriam colocar em prática também, caso queiram que seus sapatos se mantenham sempre com aspecto de novo. Como todo mundo sempre tem uma receitinha ou dica infalível caso queiram compartilhar, fiquem a vontade.

2 comentários:

  1. Eu costumo fazer uma limpeza nos meus sapatos com pano úmido, espero secar, guardo na caixa junto com papel de seda para cobri-los e deixo em lugar bem ventilado. Assim, mesmo quando já os usei muito, estão sempre parecendo novos...Amooooo sapatos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima Dica Edilaine, é por isso que seus sapatos estão mesmo sempre bonitos, bj

      Excluir