sexta-feira, 24 de agosto de 2012

TROMPE L`OEIL-O Que Parece Mas Não É!



Trompe l’oeil - Definição: Expressão francesa que significar engana  olho.
Conta a história que, no século 5º a.C., o artista grego Zeuxis, em uma competição com o colega Parrásio, pintou uvas tão perfeitas que passarinhos se puseram a bicá-las, e que o próprio pintor se deixou enganar porque acreditou que o quadro do competidor ainda estava embrulhado, quando, na verdade, a pintura só simulava uma embalagem.
Histórias como essa nos provam que o fascínio pela ilusão sempre foi da natureza do homem, e independente da proposta, seja na arquitetura, na moda, nas artes decorativas ou na publicidade, a idéia desta técnica artística é hoje a mesma do passado, criar uma ilusão óptica que mostra objetos ou formas que de fato não existem realmente.

Na moda essa técnica não é novidade, ela surgiu em 1930, pelas mãos da estilista italiana Elsa Schiaparelli, que foi influenciada pelo surrealismo. Amiga de artistas como Salvador Dalí, muitas fez ela pedia para eles darem as dimensões em seus tecidos.

O interessante desta moda é que tem peças pra todos os gostos e estilos conforme poderão comprovar a seguir:
 

Eu acho esta moda muito divertida e até já tive peças sem saber que eram inspiradas nesta técnica. E você o que acha desta moda milenar?

BOM FINAL DE SEMANA!!! 

6 comentários:

  1. Eu achei muito legal....Sol, vc viu que tem até avental com essa tecnica?...alguns são muito divertidos! bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi sim Maisa, inclusive apareceu na novela Avenida Brasil com o personagem Leleco, é muito divertido mesmo! bj

      Excluir
  2. Adorei Sol!!acho muito legal essas roupas porque tem um ar descontraído e divertido..Ainda não tenho mais assim que encontrar uma bacana vou adotar!!

    BJS e um otimo fds pra vc!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Jéssica, independente da modelagem o look fica mesmo descontraído e divertido. Se você gosta deste estilo, não vai ter muita dificuldade para encontrar peças legais não. Bom final de semana! bj

      Excluir
  3. amei 2 looks, discretos e ao mesmo tempo divertidos. Seria legal encontrar camisetas assim, divertidas e de bom gosto. Até logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que com o fato de ser tendência forte você deverá encontrar alguma coisa por aí também. bj

      Excluir