quarta-feira, 6 de março de 2013

VINTAGE OU RETRÔ-Qual a Diferença?


Esta é uma questão que causa muitas dúvidas entre nós, e por isso merece ser esclarecida de uma maneira clara e objetiva. Para começar vamos entender da onde surgiu estes termos, sabe-se que no caso do termo Vintage, sua origem nada tem a ver com moda, é um termo que foi dado a colheita de vinhos e sua origem ou significado vem de Vint relativo à safra de uvas e Age de idade, ou seja quanto mais velho melhor. Já o termo Retrô (re-tro, e em inglês retro) significa para trás. Aparentemente os dois termos estão relacionados ao antigo ou velho, então qual a diferença? Vou exemplificar: Imagine você indo ao brechó e dá de cara com uma maravilhosa peça (roupa, acessório, objeto de decoração) da idade da sua avó ou mais antiga ainda em perfeito estado. Isso é vintage! É algo antigo (pelo menos 20 anos) que fez sucesso em uma determinada época e que ainda tem seu valor ou beleza nos dias de hoje digamos assim. Já o Retrô seria um lançamento de algo influenciado por uma peça Vintage, porém totalmente repaginada.
Resumindo:  Vintage é você ir a um brechó e dar de cara com um fiel vestidinho dos anos 50 por exemplo, ou seja é algo velho com cara de atual. Dita Von Teese, famosa dançarina burlesca é uma fiel usuária do estilo, e o representa muito bem.

         
Retrô é você ir no shopping e ver um relançamento de um vestidinho, no mesmo estilo daquele anos 50 que você viu no brechó, ou seja é algo novo com cara de antigo.
Se você é como eu, do tipo que guarda algumas roupas antigas que gostava muito, ou até roupas da sua mãe, já perceberam que uma hora ou outra elas voltam repaginadas. Desde o ano passado e principalmente neste ano de 2013, a moda retrô estsrá super em alta novamente, muitas peças dos anos 20, 40 50, 60, 70 e até 80, estarão nas ruas novamente, tais como:
  • As roupas de bolinha e listras que invadiram a cidade com lindas blusas e vestidos.
  • As golas sobrepostas que ficam bem com a maioria das produções, e podem ser usadas em vestidos, camisas ou simplesmente soltas em cima de outras roupas, e as opções de estilos e estampas são muitas das mais sofisticadas as mais simples.
  • As saias lápis, clássicas e super elegantes.
  • As saias rodadas estilo new look, dos anos 50.
  • Os vestidos tubinhos que são sempre muito bem vindos e que aparecem com muita força e em cores maravilhosas neste outono inverno.
A seguir alguns look no estilo retrô para se inspirarem:


Se você gosta da moda retrô irá se deliciar e poderá aproveitar para incluir estas peças no seu guarda roupa e incorporar ao seu estilo, eu já adquiri as minhas peças retrô e também já selecionei as vintages que já me acompanham à muuuuuito tempo e que voltarei a usar novamente, e você como irá aproveitar essa moda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário