sexta-feira, 27 de julho de 2012

MEIA-CALÇA- 5 Dicas Que Você Precisa Saber!


Elas são ótimas coadjuvantes no inverno, mas também são muito utilizadas nas outras estações do ano e nas mais diversas situações. Interessante mencionar que hoje ela é um acessório exclusivamente feminino, mas a peça era usada somente por homens no início dos tempos. A meia-calça surgiu na Mesopotâmia, há dois mil anos, e o material empregado era lã, com uma costura na parte de trás, que servia de proteção para os soldados que praticavam montaria no inverno.
No século XIV, a meia-calça passou a ser usada pelos nobres, que competiam entre si pela riqueza dos materiais utilizados na meia, que eram ricamente bordadas. Os homens do reinado de Catarina da Rússia gostavam de usar as tais meias, pois coladas aos seus corpos valorizavam os dotes físicos.
Foi somente em 1780 que os recursos industriais da época permitiram a fabricação de um tecido mais fino, e foi assim assumida como um acessório feminino. A mais usada era a 7/8, presa por fitas ou rendas às coxas, e todas tinham um acabamento atrás, que fazia um desenho de um risco. Era curioso, pois como as meias eram um produto muito caro, as mulheres no período da guerra, para não deixarem as pernas aparecerem tão nuas, pintavam um risco na parte de trás das pernas para simular o uso das meias.
 
Resumindo: Fica claro que as meias calças estão presentes nas nossas vidas à muito tempo, e são sim importantes acessórios no nosso dia a dia, sabendo disso, a seguir vocês irão ver as dicas que considero importantes sabermos, e que todas nós deveríamos levar em conta sempre que formos adquirir uma peça dessas.
  • 1 Escolha o Tamanho Certo

    Nada de levar um tamanho maior ou menor porque não tem o seu número na loja. As meias-calças pequenas no corpo tendem a deixar o cavalo “caindo”, o que é bastante incômodo. Já as de tamanho maior que o ideal enrugam e acumulam em partes específicas, como coxa e tornozelo, e não tem mistério para acertar no tamanho, basta seguir a tabelinha que vem atrás das embalagens, que dá a dimensão correta da meia-calça de acordo com sua altura e peso.


     
  • 2 Importe-se com a Qualidade

    Se a meia-calça for barata demais, desconfie, melhor investir em um produto de boa qualidade do que ter que lidar com saias justas na rua. Meia calça não é descartável, por isso invista em peças que você poderá usar várias vezes.
    OBS:“Quando a fibra é sintética demais, a qualidade tende a ser duvidosa, o que pode fazer a meia-calça rasgar ou desfiar quando você estiver usando”.

  • 3 Conheça o que Cai Bem para o seu Tipo de Corpo

    As meias-calças estampadas estão em alta e ajudam a compor looks cheios de estilo, mas é preciso cuidado na hora de usá-las.
    Os modelos com listras horizontais e com estampas mais amplas tendem a aumentar a perna, o que não favorece quem está acima do peso, o idela neste caso são as estampas que formem linhas verticais, sejam listras, ziguezagues ou bolinhas; para alongar a silhueta. Outra dica é apostar nos modelos mais opacos, já que o brilho natural do náilon também “aumenta” as pernas.
    Vale lembrar que o bom senso é seu personal stylist mais eficiente. “A meia-calça é um acessório, ou seja, vem depois da roupa em si, e não deve ‘brigar’ com ela”. Exemplo: Melhor coordenar roupas muito estampadas com meias-calças mais discretas, ao passo que roupas básicas pedem uma “modernizada” com meias-calças ousadas. Aí vale renda, arrastão e estampas mil!

  • 4 Saiba Lavar e Manter a Peça

    Ninguém gosta de perder uma peça de roupa por conta de uma lavagem mal executada. E a cautela deve ser redobrada quando o item em questão é uma meia-calça, que é feita de tecidos bem delicados. A lavagem deve ser feita à mão e com sabonete neutro, sem torcer ou esfregar muito para não danificar os fios. Jamais coloque a peça na máquina! Isso pode ocasionar o surgimento daquelas “bolinhas” brancas que são causadas por atrito e, por isso, é importante tomar cuidado com bolsas, casacos e vestidos que possam ficar em contato com a meia-calça na hora de usar.

  • 5 Considere as Ocasiões em que Você Vai Usar

    Meia-calça não é “tudo igual”. As cores, estampas e texturas disponíveis no mercado devem estar de acordo com o local onde você vai usá-las. Não é legal usar meias muito coloridas, de renda ou do tipo arrastão no ambiente de trabalho, aliás essas duas últimas, não caem muito bem de dia, já que remetem a certa sensualidade que é mais adequada à noite.  Já as meias-calças de fio mais fino são mais usadas em eventos formais, já que são mais elegantes; e as opacas caem bem no dia a dia. 

    Então é isso, espero que tenha gostado das dicas e caso ainda tenha alguma dúvida em relação ao assunto, é só perguntar ok.

    BOM FINAL DE SEMANA!!!


2 comentários:

  1. Adoro postagens com história.
    valeu!!!! Aprendi mais um pouquinho no conhecimento e no bom senso da moda.
    Andréia

    ResponderExcluir
  2. Que bom Andréia que gostou da matéria, bjs

    ResponderExcluir