terça-feira, 26 de junho de 2012

SÍMBOLOS NAS ETIQUETAS-Conheça Melhor!

























Não sei vocês, mas não consigo entender muito bem o significado dos símbolos encontrados nas etiquetas das roupas, afinal são vários os tipos de tecidos existentes, e cada um exige um tipo de cuidado específico, por isso a importância de conhecer todos os símbolos, para podermos conservar melhor nossas queridas ¨roupithas¨, e de nossa família. A seguir conheça um pouco mais sobre os materiais em que nossas roupas são confeccionadas e como devem ser cuidadas:

Os Tecidos são divididos em três grupos:
  1. Naturais
  2. Artificiais
  3. Sintéticos
Veja quais são os tecidos que se enquadram nos grupos e o que devemos atentar em cada um:

Tecidos Naturais:
  1. Algodão - um tecido resistente e flexível que pode ser passado à ferro. Se for colorido, deve ser lavado separadamente na primeira vez, pois pode soltar tinta. Não lavar em alta temperatura e não utilizar secadora, pois pode encolher.
  2.  – tem alta absorção, é um ótimo isolante térmico, não deve ser lavada em alta temperatura por encolher e, na hora de secar, estenda a peça sobre uma toalha, ao invés de pendurá-la no varal, pois isso irá deformá-la.
  3. Linho – é um tecido leve, resistente à sujeira e é muito fácil de amassar. Resiste bem ao ferro de passar, deve ser lavado à mão e não deve ser lavado em alta temperatura ou ser centrifugado.
  4. Sedaé leve, com toque agradável, retém bem as cores e deve ser lavada sem esfregar. Quando for passar à ferro, utilize temperatura baixa e sem vapor.     
Tecidos Artificiais:
  1. Acetato
  2. Viscose 
  3. Rayon
Todos possuem toque macio, sedoso e mantêm bem as cores. Ao lavar, evite a centrifugação, pois pode deformar a peça. São todos sensíveis ao calor, por isso queimam com facilidade.

Tecidos Sintéticos:
  1. Elastano / Lycra
  2. Nylon 
  3. Poliéster
São resistentes, mantêm as cores, são sensíveis ao calor, portanto devem ser passados com ferro em baixa temperatura.

Jeans
As peças em jeans também requerem atenção. A pouco tempo aprendi que não devemos utilizar amaciante neles, pois danifica a fibra do tecido. No caso das calças jeans, o amaciante deixa o tecido mais frouxinho nos joelhos, quadril e cintura. Qdo usamos, a primeira impressão é que a calça fica bem justinha depois de seca, no entanto em seguida ela começa a ceder e fica mais larguinha, podem prestar atenção como isso realmente acontece.

OBS: Essas são algumas informações referentes aos cuidados com os tecidos. Mas fique atenta ao percentual de cada matéria prima na etiqueta da peça, adequando assim os cuidados (ex: 50% algodão e 50% poliéster).




Nenhum comentário:

Postar um comentário