segunda-feira, 21 de maio de 2012

TOM DE PELE - Você sabe qual o seu?



















Combinar a cor da roupa com a própria cor, taí uma coisa que sei que muita gente ainda tem dúvida: “Qual a melhor cor para o meu tom de pele?”. Essa é uma pergunta muito comum hoje em dia e que considero de suma importância conhecer a resposta, pois as cores e os tons das roupas influenciam sim na nossa imagem, podendo tanto nos deixar iluminados e saudáveis, como abatidos e até com cara de doentes. Sendo assim, este tutorial tem como objetivo lhes ajudar a entender quais as cores mais comuns de pele que encontramos e as cores que mais se harmonizam com elas.
Uma pesquisa da Unicamp realizada em 2005 identificou 125 tons diferentes de pele no Brasil, e a cada dois anos, acreditem surgem mais quatro tons.
Encontramos 11 tipos étnicos que representam as variações de pele encontradas no país, são elas:

Pele Muito Clara
A loira de pele muito clara, descendente de alemães, holandeses e italianos, é encontrada, em grande parte, no sul do Brasil. Normalmente tem dificuldade de se bronzear e a sua pele é muito sensível.

Pele Clara Bege
Esse tom também é muito encontrado no sul do País. Em alguns casos, as sardas alteram a pigmentação, portanto é preciso evitar o sol em excesso. A pigmentação predominante é bege.

Pele Clara Amarelada ou Oriental Clara
A morena de pele clara tem origem européia, mediterrânea e moura. Ela se bronzeia com um pouco mais de facilidade e está por todo o País, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Esse tipo de pele tem como característica uma pigmentação mais amarelada. Encontram-se neste grupo também as orientais de pele clara. 

Pele Clara Rosada
Pele clara e cabelos castanhos. Outra face bem brasileira que vem da mescla de italianos, portugueses, espanhóis e franceses. Esse tipo de pele possui uma pigmentação mais rosada.

Pele Morena Rosada ou Oriental Rosada
Essa cor é um tom acima da anterior. Com a mistura de raças, além da pigmentação amarela (que é predominante), a pele oriental apresenta outros tons de pele que passam pelos bronzeados e rosados. Essa tonalidade serve também para as morenas em geral, com pigmentação mais rósea.

Pele Morena Amarelada ou Oriental Amarelada
A morena dourada, de olhos castanhos, é a mais popular do Brasil. Sua beleza é única. A pigmentação predominante da pele é mais amarelada.

Pele Morena Escura ou Oriental Bronzeada ou Mestiça
Essa morena é mais encontrada normalmente nas regiões Centro-Oeste e adquire um tom bronzeado com facilidade. É outro tipo bem brasileiro. As orientais bronzeadas, e as mestiças em geral, também se enquadram nesse grupo. Sua pigmentação predominante é amarelada.

Pele Mulata Amarelada
Brasileiras bem temperadas, as mulatas são a mais pura tradução da nossa mestiçagem. Mistura do branco com o negro, ou com o índio, elas têm em geral uma pigmentação mais amarelada.

Pele Mulata Escura
Esse tipo de pele tão original no Brasil encontra-se em todo o País, principalmente no Norte e Nordeste. São peles que normalmente se bronzeiam com muita facilidade e, portanto, sua pigmentação tornase mais escura e acinzentada com o tempo.

Pele Negra Amarelada
No País mais mestiço do mundo, a mulher negra aparece com traços tão diversos quanto os tons da pele. A grande maioria possui uma pigmentação mais amarelada. Esse grupo de mulheres descende de negros e índios.

Pele Negra Escura
As peles negras mais escuras pedem um produto que realce o tom, com cobertura suave que preserve o brilho natural. O tom de pele mais acinzentado e escuro normalmente provém de descendentes de negros puros.

Conforme podemos ver são mesmo muitas as variações, o que deixa claro que nem tudo fica bem para todo mundo não é mesmo? Eu compararia a pele como uma tela para pintura, o fato de ela ser neutra, permite que o pintor trabalhe com uma infinidade de combinações de cores para se conseguir o resultado esperado, agora imagine se a tela já viesse com uma determinada cor de fundo, com toda certeza isso limitaria o artista, a mesma coisa é com a nossa pele, precisamos aprender quais as cores que mais se adaptam e se harmonizam com o fundo da tela por assim dizer. Veja a seguir algumas sugestões para os tipos mais comuns de pele:

LOIRAS: Ficam lindas com cores como o rosa em todas as suas nuances e vermelhos (alôu Marilyn Monroe!), mas também com cores mais fortes como o azul escuro e preto, que servem para criar um contraste com a pele e cabelos claros.

RUIVAS: Para quem é ruiva, já que o cabelo já possui uma cor tão vibrante (e super bonita!), as cores que mais combinam são as mais fechadas e profundas, como o popular camelo, o bege escuro e o marrom escuro, além de tons de jóia como o verde esmeralda, o azul escuro e o roxo.

BRANQUINHA COM CABELO ESCURO: Já que o contraste entre cor do cabelo e cor de pele é bem grande, essas pessoas normalmente ficam super bem com roupas igualmente contrastantes. Cores fortes como o preto, verde e azul petróleo causam a mesma impressão e destaque que a cor de cabelo com a pele, e tiram um pouco do “peso” focado apenas nele. Outras opções como vermelhos mais puxado para o rosado como tons de cereja e outras cores em tons mais profundos também são uma boa pedida.

MORENAS DE PELE E CABELO: Pras morenas da-cor-do-pecado, as boas apostas são as cores mais vivas e fortes, como o turquesa, o vermelho e o amarelo. Outras cores como branco, que dá um super contraste com a pele bronzeada, vinho, cereja e tons de azul mais fechados também casam muito bem.
































ORIENTAIS:  Pelo tom de pele mais amarelado, cores mais sóbrias são as que mais favorecem os orientais. Preto (esse fica bom em todo mundo, né?), cinza, todos os tons neutros, ocre e verde musgo são algumas das cores a se apostar.

NEGRAS:  Ah, essas são as mais sortudas! Além de ter uma cor linda, e de ser as que menos sofrem com manchinhas, olheiras, espinhas e esses outros probleminhas que assolam as nossas vidas, praticamente qualquer cor fica ótima quando combinada com o tom da pele. Ainda assim, se quiser chamar mesmo arrasar opte por tons vibrantes e primários, que nos remetem a uma vibe meio étnica, como o verde bandeira, azul, vermelho e amarelo.

OBS: Essas são só algumas dicas e sugestões, conforme vimos existem subtons de pele também, o que permite que algumas regras sofram alterações, afinal cada caso é mesmo um caso, mas se você não se garante 100% nas suas escolhas ou tem medo de arriscar, a melhor dica para saber se uma cor combina ou não com você é colocar a peça uns dois dedos abaixo da linha do queixo em um ambiente com luz natural, e perceber os efeitos dela no seu rosto. Os tons de pele e boca devem parecer mais rosados, e não pálidos, amarelados ou esverdeados. As olheiras devem parecer mais suaves e os contornos do rosto mais definidos, principalmente ao redor do queixo, e finalmente, os olhos devem parecer mais brilhantes, e não opacos ou amarelados.

Espero que com a matéria, consigam determinar melhor qual o seu tipo de pele e quais as melhores combinações de cores, em um próximo tutorial mostrarei opções de make para cada cor de pele, até lá caso ainda tenham alguma dúvida não deixem de me perguntar ok?

2 comentários: