segunda-feira, 28 de maio de 2012

FASHION RIO 2013-PRINCIPAIS TENDÊNCIAS!


























Terminou neste sábado o evento de moda Fashion Rio Primavera/Verão 2013. Conforme previsto, muitas tendências que foram vistas no Minas Trend se confirmaram como hits para a próxima estação. A seguir vocês irão conferir um resumo das principais marcas que desfilaram, e as tendências ditadas por elas que vamos ver nas lojas e nas ruas na próxima estação.


























A Blue Man, importante marca de moda praia, abriu o evento com comemorando seus 40 anos de carioquice reeditando alguns ícones com toques mais contemporâneos num cenário que exibia imagens de cachoeira. Com uma pegada mais sportwear, a coleção assinada por Sharon Azulay apostou numa releitura dos principais modelos e temáticas que a marca já desenvolveu com tecnologias vintage da moda praia. O neoprene, o jeans, o metalizado e o acrílico não ficaram de fora e fizeram bonito. Mesmo assim, a coleção não ficou datada como figurino de época dos anos 70, circulou pelo flúo, pelos modelos de tanga e calcinha de lacinho.
A coleção muito bem direcionada, através do stylist e pela direção de arte, foi criada para viajar na imaginação através do efeito das estampas, tanto nas cores quanto nos temas como o mar, bananas e o Rio de Janeiro. 

 A New Order, entrou na passarela com uma trilha sonora francesa gostosa de se escutar, e brincou com elementos do cotidiano de quem trabalha em alto mar como a concha, o peixe, a ancora e o anzol. Deste universo, as estampas de nó em vestidos tubinhos, as bolsas balde douradas com alça de anzol, a mini bolsa feita de rede de pescaria, sandália de dupla solado garantem a vibe chique do design discreto do estilo.
Bem minimal, a marca continua com o crossover interessante e desta vez investiu na palha com o nylon em clássicas mochilas. Direto do Píer do final dos anos 80, resgataram o modelo ícone de tênis entre os antenados, o abotinado Nauru que foi reeditado pela marca em dourado ou jeans com salto como tamanco ou com plataforma.






























A Patachou se inspirou nos jardins de Monet e no impressionismo e conseguiu captar as cores pastel dessa paleta, porém com um toque totalmente geométrico, em recortes limpos sobre caimentos de tecidos e drapeados.
O plissado com efeito origami e acabamento esportivo são delícias de se ver quando os vestidos, saias e calças se movimentaram na passarela. Um jogo de reconstrução de transparências e tecidos frescos como a seda, o crepe de chine, georgete e tule revelam leveza nos bordados de micro pérolas pontuais. Fluida, a coleção de verão da marca tem um toque anos 20 com jeitão contemporâneo através dos tratamentos especiais do couro, que foi apresentado envelhecido e também no clássico trabalho de moulage da marca em saias e vestidos. 
 
A Alessa fechou o primeiro dia comemoroando seus dez anos de marca, com as famosas flores de chita. As festas populares, que sempre inspiraram a estilista, ganharam um toque ainda mais sofisticado com a aposta na alfaiataria. Maxi blaser, jaquetões, mini casacos e calça cropped com barra e silhueta ajustada. Alessa elegeu a laise bordada com efeitos florais, o fustão e a estamparia como base para a criação da coleção, dando um efeito quase artesanal ás peças.

A Grife Filhas de Gaia em meio a vestidos e saias amplas e esvoaçantes, abriram o segundo dia de Fashion Rio com brilho, bordados e volumes discretos. A dupla acertou em cheio com o efeito óptico em camisaria e em saias com efeito de um croqui de jabô na estampa localizada. Dentro da releitura esportiva, a calça curta ganhou poás holográficos em preto e branco, outro modelo já eleito o hit deste verão 2013, é a que leva uma modelagem mais soltinha no corpo e listras laterais transparentes. Na cartela de cor, laranja, branco, esmeralda esmalte fosco. 

A Totem abusou dos recortes contemporâneos e das novas pesquisas de materiais e efeitos na passarela como a seda bambu, o chiffon e o plissado. Nos “Paraísos naturais “, inspiração da marca, a estampa ganha mandalas no estilo azulejaria e o grafismo brinca com dente de leão. Na passarela feita de tábua branca envelhecida, as modelos passavam frescor usando mocassim branco, vestidos com mangas sinos amplas plissadas, hotpants estampadas e sobreposições de vestidos sobre shortinhos ultra curtos. Um verão honesto com a grande aposta no contraste do esportivo com o estilo balneário chique. Entre o asfalto e a praia, vale investir em zíperes, jaquetas, short corredor, calça com listra lateral e no efeito molhado dos maxi vestidos em estampas que quase saíram da passarela em 3D.

A Salinas coloca na passarela um jeitão “Bardot” a la carioca e começa um novo ciclo com uma coleção para mulheres mais maduras, porém jovens de espírito. Com cara de passei uma tarde no arpoador, o forte da coleção são os maiôs, aposta em quase todos os desfiles de moda praia, que chega mais provocante cheio de recortes e inspiração no esportivo. Fofos e femininos, a mistura de estampas vichy com tropicais e a escolha do abacaxi como a “fruta do momento”deixaram a coleção especialmente feminina.



























A Cia Marítima se inspirou no Hawai. Ela apostou na estampa selvagem novamente e investiu no abacaxi como a fruta do momento. O cardigan feito de lycra com a mesma estampa do biquíni fez um efeito ” pijamas de praia”. Detalhes fazem a diferença: nada minimalista e totalmente barroco, as alças duplas de biquínis tomara-que-caia, saídas de praia e maiôs estampados ganham bordados de canutilhos bronze criando um efeito feito à mão mais refinado à coleção.

A Maria Bonita Extra surgiu com uma coleção que mantem o seu DNA feminino porém com atitude mais contemporânea. O ponto de partida é o elemento “ar”, onde as libélulas foram a inspiração que voaram até as blusas de organza. A aposta no coquetel de cores pastel com os ácidos deram um ar de sofisticação em toda a coleção.

A charmosa Coven, investe em elementos chaves da navegação: âncora, corda, vermelho e azul, cor chave dessa estação. O xadrez vichy pega o lugar do clássico listrado e as estampas localizadas remetem a um efeito óptico nas calças cigarretes e vestidos ultra justos no corpo. 


A Espaço Fashion investiu nos tons solares, colagens de tecnologia e imagens orientais. Silhueta e detalhes roqueiros misturam-se com a saia evasê recortada com plissado, calça curta de crepe de seda, vestidos com cintura baixa e estilo camisa sem manga.   

Alexandre Herchcovitch mergulhou no deserto árabe para se inspirar num verão 2013 árido através dos tecidos ásperos, estampa de mapas entrelaçados em variações de tons terrosos, shape justinho e cabelo frizz para chegar ao oásis da modelagem solta no corpo, estampa mandala calça Aladim curtinha, vestido de seda estampado com mandalas orientais e no incrível jeans resinado.


A Cantão definitivamente está abrindo espaço para novos conceitos, apostando em silhuetas mais minimalistas e peças com economia nas cores. A marca, queridinha das cariocas por saber interpretar o estilo, mostrou uma coleção de verão 2013 para uma mulher mais madura do que costuma criar e internacionalizou sua roupa. As letras literalmente enfeitaram as estampas sendo aplicadas sobre as estampas das peças sem ter muito uma continuidade. Na coleção, a grande aposta foi a peça única, ou seja, o macacão e o macaquinho, com retoques esportivos. Vestidos frente -única de alça dupla, vestido chemise com mullet e saias godê e clochá sobre vestido. 


A estilista Andreá Marques que sempre antecipa tendências, aposta na atração dos opostos, na beleza dos contrastes de tons e na riqueza da alfaiataria com ricos detalhes de uma maneira sutil de representar a etnia mexicana. O comprimento é o médio e os florais, quase que retirados de uma cartela de papel de parede, ganham fundos pretos e claros. Andrea pontua a coleção com amarelos e tons frutais e reinventa uma silhueta fluida com suas saias de pala com pregas. 

RESUMO: As formas e as modelagens são as mesmas do verão passado (e as deste inverno) mostrando apenas uma outra cartela de cores; sai o color blocking de cores vivas, entram os tons de sorvete; saem as grandes estampas tropicais, entram frutas e flores menores; entram também estampas tipo lenço e desenhos étnicos. A seguir as principais tendências escolhidas:

1. Bustiês (curinga do verão)
2. Shorts: jeans enfeitado e shorts bordados e de seda para a noite
3. Calças com bordados na parte da frente
4. Calças estampadas, justas e curtas
5. Pérolas bordadas (para conviver com a pedraria e os paetês, que continuam)
6. Saia curta na frente com cauda (Tipo Mulet)
7. Estampados em geral
8. Transparências (tanto no casual quanto no sofisticado)

Comparando com as tendências vistas no Minas Trend, já temos um quadro formado sobre o que realmente será moda na próxina estação, agora só nos resta aguardar o maior dos eventos de moda do Brasil o SPFW para concluírmos e definirmos quais serão as principais tendências da temporada de moda Primavera/Verão 2013. Eu gostei muito de várias tendências apontadas como hits da próxima estação, como estampas de lenço, cores pastel, calças estampadas, e você tem alguma tendência preferida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário