sexta-feira, 13 de abril de 2012

TITANIC-100 anos depois!

Não poderia deixar passar em branco esse evento que marcou e sensibilizou o mundo todo como sendo a maior tragédia marítima já registrada, e que 100 anos depois ainda enche de comoção e fascínio a maioria das pessoas. Era noite de 14 de Abril de 1912, quando ele o maior e mais perfeito navio construído até então se chocou com um iceberg e o restante vocês já sabem, em menos de 3 horas pouco mais de 1,5 mil pessoas perderam suas vidas nas águas geladas do atlântico norte.
Não é difícil explicar por que um desastre ocorrido há um século ainda impressiona um mundo que, no mesmo período, passou por duas guerras mundiais e posteriormente testemunhou episódios sangrentos como o ataque dos Estados Unidos ao Vietnã e o fatídico desabamento das Torres Gêmeas do World Trade Center, entre outras tragédias como os Tsunamis por exemplo. O fato é que o Titanic não foi apenas um navio que naufragou, o iceberg com o qual se chocou levou para o fundo do mar o símbolo do luxo, da modernidade, mas também da onipotência que o homem acreditava ter naquele momento, o que se mostrou ser um grave erro infelizmente.
Nesta semana tem bombado na rede muitas notícias relacionadas ao Titanic, 2 delas me chamaram a atenção e gostaria de compartilhar com vocês:

1-  Os restos do Titanic, serão protegidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), afirmou a organização da ONU com sede em paris dia 05/04/12.
Como os restos do navio estão a 4 mil metros de profundidade nas proximidades do litoral de Terra Nova e por se encontrar em águas internacionais, nenhum Estado podia reivindicar a jurisdição exclusiva do local. A partir de agora, os Estados que fazem parte da Convenção poderão proibir a destruição, a pilhagem, a venda e a dispersão de objetos encontrados no Titanic. Hoje com a avançada tecnologia, o que era apenas possível para estudiosos e especialistas virou luxo e regalia para os endinheirados que chegam a pagar $60.000 dólares para verem de perto os destroços e de quebra levar alguma lembrancinha. Acredito que essa medida é de fato positiva não só pelo fato que protegerá o bem material (se é que podemos dizer assim), mas principamente protegerá a memória das famílias que perderam seus entes queridos e que consideram os destroços como túmulos memorias, já que não tiveram a oportunidade de enterré-los dignamente.





















2 -  A segunda notícia me deixou um pouco chocada, acredito que vocês também ficarão. No dia 08/04, domingo passado um cruzeiro saiu de Sounthhampton e percorrerá o mesmo percurso que o Titanic fez ou deveria fazer se tivesse chegado a Nova York, serão 12 dias de viagem e ao passarem pelo ponto onde houve o naufrágio, o que se dará amanhã a noite, pretendem prestar homenagens. Detalhe maior é que todos estão vestidos e caracterizados como as pessoas da época e a decoração do navio bem como as músicas também são temáticas. Faço minhas as palavras da Editora da Revista Época Martha Mendonça: " A mim, soa como uma idéia aterrorizante. Nem que me dissessem que Leonardo di Caprio estava incluído no pacote eu toparia a viagem. Qual exatamente a graça de reviver uma das maiores tragédias da humanidade? Sem o naufrágio, tudo bem (esperamos), mas ainda assim com todo o envolvimento que cerca a memória deste acontecimento – que, graças a James Cameron, está vivíssimo na memória das novas gerações."  A propósito só para completar a situação, o filme que acabou de ser regravado em 3D será transmitido para os passageiros e tripulantes do Balmoral, o navio em questão. Fica a pergunta, pra que tudo isso? Porque o ser humano chega a pagar cerca de R$ 20.000,00 reais só para sentir ou reviver um momento que causou tanto sofrimento para tantas pessoas? Já não há sofrimento suficiente no mundo todo para vermos e revermos todos os dias na tv e no nosso dia a dia? Espero que dessa vez pelo menos não tenha outro louco pra dizer que ¨Hoje nem Deus pode afundar este navio¨, pois com respeito a questão dos icebergs, não acho que serão problema pois com a tecnologia atual associada com o degelo e toda essa questão do aquecimento global não acredito que a história possa se repetir com tanta perfeição assim.





















OBS: Segundo informações, o filme Titanic em 3D começa a ser exibido hoje nos principais cinemas do Brasil. Então se você como eu pretende pegar um cineminha por esses dias, fica a dica.



BOM FINAL DE SEMANA!!!

2 comentários:

  1. interessante que a Despertai! vem falando desse episódio da história né, sempre atual mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, gostei muito de ver esse assunto na Despertai também.

      Excluir