terça-feira, 6 de março de 2012

SESSÃO-Dicas de Verão

  QUEIMADURA DE SOL - O QUE FAZER!

Estamos a poucos dias do final do verão, mas tem muita gente ainda abusando do sol. Eu mesma, confesso que amo me bronzear sempre que posso, no entanto sempre com proteção! No entanto se você exagerou na exposição ou o protetor não foi eficaz, o primeiro procedimento a ser realizado é NÃO se expor mais ao sol. Outra dica é fazer compressas com água gelada na área afetada. “Molhe uma toalha com água gelada e a coloque no local queimado, mantendo-o sempre gelado. Um banho de água fria também é ideal, mas evite o sabonete. Caso necessário, use um líquido, por ser mais suave”. Como um dos efeitos imediatos de uma queimadura é o ressecamento da pele, deve-se ingerir Muita Água, afinal a hidratação começa de dentro para fora e deve-se passar bastante creme ou óleo hidratante. Ambientes  frescos, com ventilador ou ar condicionado também são imprecindíveis para uma boa recuperação.



Com a exposição solar, os raios ultravioletas (UV) atingem as células basais, que são as responsáveis por originar novas células. Isso é muito sério pois, os raios inibem os genes que controlam a divisão das células e com isso, provocam uma multiplicação celular desenfreada. (podendo inclusive gerar câncer de pele). O resultado de imediato é que as células superficiais morrem de desidratação e o excesso forma uma camada que descama, para que novas células preencham seu espaço.
 

Esse processo é a famosa “descamação”, e vale lembrar que a regeneração natural da pele pode levar cerca de 45 dias, então todo cuidado é realmente importante. Vale lembrar que em alguns casos, podem aparecer manchas na pele após a descamação, portanto o indicado é continuar fazendo uso do filtro solar. “Há algumas opções de tratamentos que ajudam muito no caso de pele manchada pelo sol, cremes clareadores, peelings, tratamentos a laser e também proteção solar via oral que nada mais são do que vitaminas que têm papel antioxidante e atuam reduzindo a formação do pigmento, esta última indicada e acompanhada apenas por um médico especialista”.
Já é do conhecimento de todos que é muito melhor prevenir do que remediar. Então, para quem vai aproveitar esse restinho de verão, não pense duas vezes:

FILTRO SOLAR SEMPRE!!!

Sua pele e sua saúde agradecem!

OBS:  Caso você apresente sinais e sintomas de febre, bolhas, fraqueza, coceira intensa e dor após 24 horas, não fique de bobeira não, procure com urgência um médico dermatologista”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário