quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Especial Homens-SOS Gravatas-Parte 2

Conforme prometido, hoje vou dar dicas preciosas de como vocês devem cuidar das suas gravatas, veja a seguir:

* Como são feitas geralmente de material delicado como seda e poliester, elas Nâo devem ser lavadas. Não se esqueça que ela possui uma entretela no forro e ao lavar algumas partes podem encolher ocasionando pregas que dificilmente você conseguirá dar jeito, então se gosta especialmente de alguma gravata tome muito cuidado, melhor previnir porque remediar não vai funcionar neste caso.

Em caso de manchas:

1) No caso de tinta, café ou outra mancha use um lenço ou um tecido para tirar o excesso, mas não esfregue pois você só conseguirá aumentar a mancha.

2) Em seguida use um pano umedecido com água e passe delicadamente sobre a mancha.

3) Se a mancha saiu completamente, seria ideal usar um secador para remover toda a umidade, porém não se deve colocar o secador muito próximo do tecido para não danificar. Agora se a mancha persistir, sinto muito em dizer mais talvez seja hora de aposentar a sua gravata.

Gravatas Amassadas:

* Nunca se esqueça que uma gravata amassada pode acabar com sua imagem em qualquer situação.

* Nunca passe o ferro diretamente sobre a gravata, pois isso causa vincos nas laterais que podem danificá-la permanentemente.

* Caso realmente não tenha outro jeito, você deve colocar um pano entre o ferro e a gravata como na figura abaixo:











* Vale lembrar que se você for cuidadoso na hora de fazer o nó e desatá-lo, dificilmente a gravata irá amassar, no entanto a maneira de guardar também conta muito, veja a seguir:





* Já existem no mercado cabides próprios para armazenar as gravatas que devem ficar estendidas, mas você também pode usar o cabide tradicional como na figura ao lado.






* Caso você vá viajar, uma boa maneira de não amassar suas gravatas é colocá-las enroladas dentro do sapato como na figura abaixo:


 







Essas são as principais dicas que eu tinha para dar, e acredito que a maioria vocês já sabiam, mas sempre vale a pena lembrar e compartilhar. Caso queiram alguma informação específica, por favor deixem suas perguntas no campo comentários que assim que possível estarei respondendo. Quanto a sugestão dada por um leitor sobre os ternos e gravatas Slim, informo que breve estarei postando uma matéria sobre o assunto.

2 comentários:

  1. Muito boas as suas dicas, só uma ressalva, se vc for viajar e vai colocar a gravata no sapato...Homens por favor, pelo bem da humanidade, certifique-se que os seus sapatos estejam limpos e SEM CHULÉ!!! kkkkkkkk
    Bjus Sol

    ResponderExcluir
  2. Verdade Maisa, esse é um detalhe muito importante.bem lembrado. bjs

    ResponderExcluir