segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CHAPÉU-Saiba Mais


                      Hoje vou falar de algo que eu particularmente AMO!!!  Fora da moda desde a década de 60, ele está em alta no momento e é muito mais do que um meio de se proteger hoje em dia, ele é um acessório que agrega ao usuário charme e estilo e deveria sim por isso mesmo ser mais democrático e usual aqui no Brasil. Com a entrada da primavera e logo mais o verão é uma boa oportunidade para as que não tem adquirirem e as que são adeptas abusarem das muitas opções disponíveis. Veja algumas curiosidades sobre ele:

                                A palavra chapéu vem do francês Chapeau, e é um acessório capilar usado para proteger e enfeitar. Existem desde que o mundo se entende por mundo, e era usado com mais frequência pelos homens que queriam se proteger do sol ou da chuva. Antigamente também era tido como uma espécie de marca que identificava a hierarquia, função, condição social ou até mesmo o local de origem do usuário, EX: Os Reis usavam coroas, os Sacerdotes a Mitra e os Guerreiros o Elmo.

                          O fato é que temos uma infinidade de modelos e que com certeza  pelo menos um ficará lindo em você, mas como em tudo também existem algumas regrinhas que devem ser levadas em consideração ao eleger o seu companheiro, veja a seguir:




ROSTO OVAL: Chapéu com aba e copa proporcionais. Neste rosto o chapéu desproporcional representa ser muito maior que o rosto da pessoa e não fica bem.

ROSTO TRIANGULAR: Chapéu com aba e copa menores, combinando com a proporcionalidade do rosto.

ROSTO ALONGADO: Chapéu com copa média e baixa. Copa alta ou muito alta não são indicadas pois o rosto já é alongado vai parecer maior ainda.

ROSTO QUADRADO: Chapéu com copa média e alta e aba mais larga. A pessoa com essa característica costuma ter o formato de rosto um pouco menor verticalmente e um pouco maior na horizonta.

ROSTO REDONDO: Chapéu com copa média ou alta e aba proporcional.



Outras dicas:
 Não há regra nas cores, cada um escolhe a cor que mais gosta, no entanto como ele será o ponto de destaque, as roupas deverão ser neutras. Aqueles ou aquelas mais tímidas, podem optar por um modelo de tom neutro e abusar das roupas coloridas.

Outro detalhe é que como ele será o acessório mais importante do look, no caso das meninas os demais acessórios não devem brigar com ele, por isso o ideal seria usar apenas um par de brincos pequenos.

Qdo a aba for gde, o ideal é que o cabelo esteja preso caso seja comprido. No caso das abas curtas ou médias tudo bem usar com os cabelos soltos.

Para as meninas e meninos mais estilosos que tem usado a noite, a triste notícia é que pela etiqueta ele só é permitido até as 18:00Hs, temos que nos lembrar que ele foi criado (principalmente) para proteger do sol e da chuva, logo para ser usado em lugares aberto, mas como tudo hoje pode desde que se tenha bom senso fica a critério de cada um.


Abaixo alguns modelos que considero Hits e Atemporais:






Chapéu Panamá, apesar do nome ele é fabricado no Equador, tem cor clara e pode ter vários formatos e é muito usado por fashionistas e celebridades.





Chapéu Fedora, de origem inglesa, ficou bem conhecido nos anos 20 e foi imortalizado em gdes filmes hollywoodianos como Casa Blanca. Também foi marca registrada de Indiana Jones, bem como de Michael Jackson e é sem dúvida o mais utilizado hoje  em dia, cheio  de  estilo ele vai bem em várias situações.






Chapéu Côco, criado em 1850 na Inglaterra, ficou muito conhecido através de Charles Chaplin. Nos anos 80 apareceu como parte do figurino do cantor Boy George. Hoje é a aposta certa para as personalidades mais alegres,  despojadas e fashionistas. Na Bolívia é chamado de Cholitas e faz parte do figurino típico Boliviano. Por ser feito de material como feltro é mais apropriado para as épocas mais frias do ano.










Chapéu Cloche, com suas características super femininas ele confere uma imagem de mulher auto confiante e arrojada, ficou bem conhecido nos anos 20 e tem sido muito visto por ai hoje em dia.









                             
                              E para terminar não podemos nos esquecer dos enfeites de cabeça tão em alta no momento, os chamados Facinators, mas ai as regras são outras e este é um assunto pra um outro post quem sabe.



2 comentários:

  1. Muito lindo esse chapéu cloche!!
    Sol,você esta nos devendo uma matéria sobre penteados para cabelos curtos!Estou ansiosa para ver!!beijinhos

    ResponderExcluir
  2. amo chapéu, pena que não sou tão estilosa pra abusar deles, mas esse cloche é demais!!!!!

    ResponderExcluir